PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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A RELEVÂNCIA POLÍTICO-SOCIAL DAS FIGURAS DE LINGUAGEM EM MÚSICAS DE CAETANO VELOSO E CHICO BUARQUE.
Elis Betânia Guedes da Costa

Última alteração: 2013-06-22

Resumo


Nosso trabalho é construído no estudo de cinco letras de músicas de Caetano Veloso e outras cinco de Chico Buarque. Essas abordando diferentes temas, desde a problemática da ditadura até a escravidão. Isto é erigido principalmente através da arte do implícito e do subentendido. De modo tal qual que para depreender o propósito da composição é preciso refletir sobre o que aquele determinado trecho representa. Isso decorre devido ao uso de diversas figuras de linguagens, as quais buscamos e destacamos em todas as referidas músicas. Com efeito, mostramos que o papel desta não é necessariamente o de relaxar, ela também pode ser embebecida de crítica, exortando a insatisfação para determinada situação tartufa. Além disso, foi feita uma análise de duas músicas: Cálice (Chico Buarque) e Podres poderes (Caetano Veloso), sendo que por meio delas verificamos como a produção

musical desses artistas em períodos de tensões político-sociais expressou e registrou as características de uma identidade subterrânea, denotando o conflito - Estado versus População. Com isso, o gênero musical ganha um caráter revolucionário perante o sombrio modelo social controlador, torna-se pois, um meio de denunciar, relatar fatos censurados e alertar o povo para com sua maior ameaça, o próprio sistema totalitário, embasando o desespero, a esperança e o sofrimento de uma sociedade que se constrói com uma identidade pragmática. Porém, é a diversidade da utilização de recursos linguísticos que corrói uma dantesca censura por parte do governo, transmitindo assim com toda constituição lexical, semântica e linguística das canções, uma reflexão a cerca dos nossos direitos e transforma-se na voz ativa do povo.


Palavras-chave


figuras de linguagem; músicas; contexto político-social.

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