PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
O PAPEL DAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA
Janire Maria Mello

Última alteração: 2013-06-22

Resumo


Na modalidade de ensino a distância em língua espanhola, observamos que os alunos apresentam em seus relatos dificuldades para compreender o material e em expor suas dúvidas, por não haver contato direto com os professores e toda a comunicação ser baseada em fóruns, caixas de textos das atividades e caixas de mensagens. Com base neste problema, resolvemos investigar o papel que as estratégias metacognitivas de leitura representam no processo de aprendizagem do ensino à distância em espanhol. Foram utilizadas como fonte para a coleta de dados um questionário com 39 perguntas fechadas. A partir da análise dos dados, verificamos que as estratégias metacognitivas de leitura são fundamentais para a compreensão do material didático utilizado nas aulas do curso de Letras Espanhol na modalidade à Distância oferecido pelo IFRN/UAB.


Palavras-chave


Língua Espanhola, Educação à Distância, Estratégias de Leitura, Estratégias Metacognitivas.

Texto completo: PDF


Incluir comentário