PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO
FRANCISCA BELKISE FREITAS MOREIRA, SELMA TÂNIA PEREIRA CARVALHO, ELIANE JORDANA DA SILVA MOREIRA, ANA FLÁVIA DE OLIVEIRA FERNANDES, PRISCILA MAIA DE OLIVEIRA, MICHELE ASLEY ALENCAR LIMA

Última alteração: 2013-06-22

Resumo


Estudos voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) mostram a necessidade na educação de estimular os alunos, para que o professor compreenda as percepções dos alunos, bem como, os alunos possam formar uma própria interpretação das informações, cooperando para a formação de sua identidade. Assim os conteúdos de química devem ser repensados para os cursos de educação de jovens e adultos, valorizando a integração curricular. Privilegiar as questões cotidianas, práticas pedagógicas diferenciadas e introduzir aulas práticas são muito importantes para melhorar a qualidade do ensino de química aos alunos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de elaboração de um material didático de Química voltado para o ensino de Química da primeira série do Ensino Médio na modalidade EJA, tendo como função principal de servir como ferramenta didática para auxiliar os professores, atuando como agente motivador da busca pelo conhecimento químico. E essa estratégia de produção busca romper com aquela usual fragmentação dos conteúdos da Química, contribuindo para que o aluno construa seus conhecimentos em Química e perceba que a mesma faz parte do seu dia a dia estando está ligada a outras áreas do conhecimento.


Palavras-chave


EJA, Material didático, Ensino, Química.

Texto completo: PDF


Incluir comentário