PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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A representação feminina em propagandas de cerveja: Um estudo das campanhas divulgadas entre 1993 e 2013.
Elis Betânia Guedes da Costa

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo averiguar e discutir a imagem da mulher nas propagandas de cerveja, analisando desde a essência das propagandas até o efeito de sentido repassado para o público buscando identificar como isso influi na sociedade. Dessa forma, abordaremos a utilização da figura feminina, a forma como ela é apresentada, ou seja, seu estereótipo. Para realizarmos o estudo tivemos como fonte de pesquisa revistas informativas e sites da internet, nos quais coletamos 90 propagandas de cerveja publicadas entre 1993 e 2013. Para conduzirmos a análise buscamos refletir sobre os conceitos de publicidade e propaganda, assim como dos aspectos linguísticos presentes em tais textos e a construção da identidade feminina nas campanhas citadas. A análise dos dados aponta para uma valorização do consumidor masculino, por meio de uma imagem feminina que muitas vezes não reflete a essência das brasileiras, excluindo a sua capacidade intelectual e enfatizando as características físicas da mulher.

Palavras-chave


propagandas de cerveja; representação feminina; valorização do público masculino.

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