PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
Mudança Conceitual no ensino de química na busca por uma aprendizagem significativa
Sra Gurgel Vidal

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


O presente artigo discute os aspectos e estratégias de ensino direcionado para mudança conceitual, no contexto cientifico da química, tendo como objetivo estimular os alunos na construção do conhecimento, no que remete ao processo de aprendizagem, para isso se buscou refletir nas concepções de alguns autores entre eles: Marín Martínez, Pozo e Crespo, na qual enfatizam esse modelo como superador das limitações e modificador das concepções do aluno frente a determinadas incertezas de abstração do conhecimento, nesse sentido procurou-se analisar a evolução crítica dos alunos em sala de aula, na perspectiva de abordar o estudo de mudança conceitual dos estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades conceituais resultando na criatividade dos alunos ao converterem os textos históricos em falas e com isso procurou-se desenvolver métodos alternativos de permitindo uma formação diversificada do aprendizado científico contribuindo para avançar nos distintos níveis do conhecimento.


Palavras-chave


mudança conceitual; ensino de química; ensino-aprendizagem.

Texto completo: PDF


Incluir comentário