PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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ANÁLISE DA ABORDAGEM CTS EM UM LIVRO DE BIOLOGIA
Damião Sabino da Silva Júnior, José Araújo Amaral

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


O livro é o recurso didático mais utilizado pelo professor na preparação das aulas, portanto, é necessário ter um olhar crítico para este material uma vez que será uma das principais fontes de informação escolar sobre as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Este trabalho tem por objetivo a caracterização dos conteúdos CTS em um dos livros de Biologia aprovados pelo PNLDEM 2012. O corpus de análise foi constituído pelo capítulo Breve História da Evolução do terceiro volume do livro Biologia das Populações, e o procedimento analítico foi fundamento em elementos da Análise de Conteúdo segundo Bardin, com categorias definidas a priori e categorias a posteriori. Os resultados obtidos mostram que não existe no texto analisado grande preocupação em apresentar as relações CTS, revelando uma forte predominância dos conteúdos conceituais apenas. Dentre as categorias elegidas para a análise o único aspecto social que mereceu destaque dentro da obra foi o contexto histórico epistemológico, que é apresentado com certa frenquência ao longo do capítulo. Há ainda que se destacar o caráter interdisciplinar encontrado nos últimos parágrafos em que se vê relação entre a química e biologia sendo abordada.


Palavras-chave


PNLDEM, Livros, Biologia, CTS, Ensino de Ciências

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