PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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Diagnóstico do ensino de ciências nas escolas públicas da região do Trairí/RN
Lauricéia Lays Santos Valença, Monalisa mirna Lima Costa, Leandro Silva Costa

Última alteração: 2013-06-24

Resumo


O quadro atual do ensino de Ciências no Brasil, principalmente nas escolas públicas, é extremamente preocupante, seja pela falta de recursos nas escolas, inexistência de laboratórios e/ou equipamentos adequados e ainda pela existência de docentes sem formação específica e com métodos de ensino ultrapassados. Dentro desta perspectiva este trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico do ensino de ciências nas escolas públicas da região do Trairí/RN. A pesquisa foi executada através de entrevistas estruturadas com auxilio de questionários destinados aos professores das escolas públicas desta região. A maior parte dos professores possui formação acadêmica na disciplina de ciências biológicas (31%), enquanto a menor parcela apresenta formação na área de física, com 11,9%. No que diz respeito aos recursos mais utilizados em sala de aula, os livros didáticos apareceram como os mais citados (87,5%), seguido dos vídeos, e em menor escala dos computadores. Ainda foi possível verificar que ao mesmo tempo em que os conteúdos de física e química são mais complexos para os professores, também são os que menos despertam a atenção dos alunos em sala de aula. Por outro lado, os conteúdos das ciências biológicas parecem ser os mais atraentes tanto para professores e alunos. A partir dos resultados apresentados aqui, faz-se urgente e necessário investimentos na formação acadêmica dos professores e na oferta de cursos de formação continuada, especialmente, na área das ciências físicas e químicas, bem como na área de informática, já que apesar de boa parte das escolas apresentarem laboratórios de informática, este recurso encontra-se subutilizado.

Palavras-chave


Física; Química; Biologia; Santa Cruz

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