PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Augusto Sávio Guimarães do Nascimento, Francisco das Chagas Silva Souza

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


Neste artigo, apresentamos e discutimos um projeto de pesquisa de iniciação cientifica desenvolvido no Curso de Licenciatura em Matemática do IFRN/Mossoró e financiado pelo PIBIC/CNPq. A pesquisa ocorreu no período de 2011 a 2013 e é de caráter qualitativo. A metodologia constou de entrevistas abertas e narrativas escritas com licenciandos em Matemática. O objetivo era conhecer as representações que estes tinham com relação ao curso e à docência, como também as suas perspectivas quanto ao futuro profissional. A experiência se mostrou adequada para favorecer a compreensão do uso das escritas de si como prática de pesquisas em Educação Matemática, como também contribuiu para traçar um perfil dos graduandos em Matemática.


Palavras-chave


Educação Matemática; formação docente; narrativas; história de vida.

Texto completo: PDF


Incluir comentário