Última alteração: 2013-06-23
Resumo
As Olimpíadas de Matemática fazem parte da história da humanidade. Desde a antiguidade sua história percorre o mundo de seu surgimento na Europa até o Brasil. De lá para cá, as competições de Matemática entre estudantes têm se revelado fortes indicadores para o descobrimento de novos talentos, desenvolvendo a capacidade de resoluções de problemas, a motivação para a disciplina e estimulando o raciocínio e o pensamento matemático. Com a finalidade de procurar desenvolver o ensino de Matemática na microrregião da Borborema Potiguar, assim como trabalhar o aspecto social e de inclusão científica das Olimpíadas de Matemática, iniciamos em 2011 uma pesquisa acerca, principalmente, dos resultados das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), analisando a trajetória da participação das Escolas da referida microrregião. A Borborema Potiguar que engloba 16 municípios no Agreste do Rio Grande do Norte. Os resultados da pesquisa são apresentados nesse artigo, tendo como objetivo expor, comparar e interpretar os dados referentes à premiação dos estudantes das Escolas Públicas da Microrregião da Borborema Potiguar e de todo o Rio Grande do Norte na OBMEP nos períodos (2005-2010), (2005-2011) e (2005-2012).
Palavras-chave
Comentários sobre o trabalho
-
MdRUYszdtwkzQKq
"JimmiXS" (2016-08-09)