Última alteração: 2013-06-23
Resumo
A importância de buscar novas metodologias para o ensino de Matemática torna-se urgente e vem sendo objetivo de grande número de pesquisas na área do raciocínio lógico. Partindo desse pressuposto, propomos novos estudos sobre a obra Symbolic Logic (1896) de Lewis Carroll. O romancista, também poeta e matemático da Universidade de Oxford, na Inglaterra, tornou-se mundialmente famoso pela autoria do clássico Alice's Adventures in Wonderland (1865). Symbolic Logic foi originalmente dividido pelo autor em Symbolic Logic, Part I: Elementary e Symbolic Logic, Parts I and II, publicadas em meados de 1977. Reconhecendo o potencial inegável de Symbolic Logic como fonte de idéias para novas metodologias para o ensino de Matemática, traduzimos e analisamos a primeira parte da obra, tendo como objetivo a criação de um glossário bilíngüe, nos pares lingüísticos inglês-português/português-inglês. No presente artigo apresentamos este glossário, constituindo-se em sua versão definitiva, que contém os termos lógicos encontrados na obra após a tradução e análise dos dois primeiros livros, sob as definições contemporâneas. Desse modo, acreditamos contribuir de modo eficaz com o desenvolvimento de metodologias que abarquem o estudo Matemático de forma lúdica, bem como às relações interdisciplinares existentes com a linguagem.
Palavras-chave
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"Antonio" (2024-01-09)