PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
FÍSICA DAS CORES: SOBRE AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS E A APRENDIZAGEM PRÁTICA-EXPERIMENTAL
Isabela Medeiros

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


Sabemos que as cores estão presentes em nossas vidas e que sua existência já deve ter causado uma interrogação algum dia, sabemos ainda que isso não seria possível sem a presença da luz. A idéia no nosso trabalho é mostrar aos alunos do ensino médio a relação entre luz e cores e como a física está inserida no nosso dia-a-dia. Através de conceitos simples relacionados à natureza da luz tentamos explicar esse fenômeno tão intrigante da natureza, que desde muito tempo fascina os cientistas, como Isaac Newton. O projeto PIBID – Física do Campus IFRN – João Câmara organizou um mini-curso de férias titulado “Física da Cores” para atender a alunos do ensino médio de escolas públicas da região. Uma das características do mini-curso foi a abordagem do assunto de forma totalmente experimental, deixando de lado a abordagem matemática e destacando a fenomenologia do assunto para a facilitação da aprendizagem significativa de conceitos físicos em nível de ensino médio. Foram aplicados questionários ao início do mini-curso para a análise dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto, ao final, foi aplicado um novo questionário, onde pudemos compará-los e verificar uma significativa melhora nas respostas, concluindo que os alunos mudaram suas concepções originais e que houve um aprendizado

Palavras-chave


Experimental, ensino de física, cores, luz.

Texto completo: PDF


Incluir comentário