PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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JOGO DA SABEDORIA: PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA GENÉTICA.
CELIA PEIXOTO COSTA

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


A dificuldade de compreensão dos conteúdos de biologia,sobre tudo, da disciplina de genética tem instigado cada vez mais os docentes aprocurar por novas estratégias didáticas para atrair a atenção e aprendizadodos discentes.É sabido que o ensino de genética requer muito do imagináriodo aluno, que muitas vezes não consegue abstrair tais conteúdos, sendo os jogosdidáticos uma maneira positiva de ilustração do conhecimento (SANT’ANNA ET AL.2011). Para Temp (2011) o ensino de genética é desafiador, visto que aquantidade de conceitos fazem com que os discentes memorizem os termos e não seconcentre no aprendizado do conteúdo.Os assuntos relacionados à genética apresentou, nos últimostempos, um crescimento significativo, temas como genes e DNA passaram a comporas falas do cotidiano da sociedade, porém muito ainda não se entende sobre otema (TEMP, CARPILOVSKY, GUERRA. 2011). Para melhorar a compreensão dosassuntos relacionados a genética Campos, Bortoloto e Felício (2002) concordamque o docente deve utilizar novas propostas didáticas, usando atividades quecompletem as lacunas de ensino, já que não se pode negar a dificuldade decompreensão dos conteúdos.   Temas como o processo da síntese proteica e outros aspectosda bioquímica das biomoléculas são para os discentes de ensino médio muitocomplexos. A importância do entendimento desses assuntos se faz necessário,visto que são temas importantes para a compreensão dos avanços biotecnológicose para o melhor entendimento dos processos do corpo humano (MORONI ET AL.2009).  Bedor, Gusmão e Goldbach (2012) descrevem em seu trabalho umtrecho de Campos Et Al (2002) que concorda m com aplicação de jogos didáticospara a compreensão dos conteúdos: “Os jogos didáticos são excelentes recursos para auxiliar osprofessores a desenvolverem seu trabalho com os educandos, facilitando oprocesso de ensino e de aprendizagem e são instrumentos que introduzempropriedades do lúdico e da motivação”.Rocha, Lima e Lopes (2012) sintetizam o jogo pedagógico oudidático como um jogo capaz de proporcionar o ensinamento, diferenciando-se domaterial tradicional, sendo capaz de atrair a atenção dos alunos e estimular asua aprendizagem.Contudo; Campos, Bortoloto e Felício (2002) afirmam que nopassado os jogos didáticos não eram vistos com bons olhos pelas escolas, já quese entendia que por ser uma atividade prazerosa os jogos não trariam benefíciospara a aprendizagem.É notório ainda que, apesar de se ressaltar a importância deatividade lúdicas no âmbito escolar a realidade na sala de aula ainda é muitodiferente, pois muitos docentes ainda utilizam apenas as aulas expositivas e olivro didático como metodologia (TEMP. 2011).É importante ressaltar que as atividades lúdicas didáticaspodem ser confeccionadas com baixo custo, podendo ser construídos em conjuntocom os alunos, após a aula expositiva do conteúdo (MORONI ET AL. 2009).Bedor, Gusmão e Goldbach (2012) afirmam que um jogo para serbem absorvido na compreensão dos alunos deve propor situações de desafio ecuriosidade, instigando a atenção do aluno para a resolução do problemaproposto.Pensando em todas as dificuldades de aprendizado do aluno ecom o intuito de estimular o ofício da docência, o professor de Genética docurso de licenciatura plena em biologia, do IFRN/campus Macau, nos solicitou odesenvolvemos de um jogo ou modelo didático que pudesse ajudar os discentes acompreender melhor a disciplina de genética.Desenvolvemos então, o jogo didático intitulado “Jogo daSabedoria”, que propõe estimular os alunos a aprender sobre o conteúdo deBiologia, mas especificamente sobre a Genética de forma lúdica e divertida. O Jogo da Sabedoria é uma adaptação dos tradicionais Jogo daForca e Roda-a-Roda, utilizados em todo o mundo para o divertimento de criançase adultos. Sua concepção inicial é a mesma dos jogos mencionados, adivinhar aspalavras secretas soletrando letra a letra, porém sua estrutura estadirecionada para o ensino e aprendizado da Genética.O tema da Genética abordado no jogo didático refere-se aoassunto: Genética Mendeliana, escolhida por se tratar de um conteúdo abordadono ensino médio e de difícil compreensão para os alunos; que sentemdificuldades em absolver um conteúdo quando abordado de forma abstrata.Pensando nisso, o Jogo da Sabedoria possui uma linguagemsimples e direta, facilitando o aprendizado através da diversão dos discentes,que são estimulados através da competição didática dentro da sala de aula.O jogo da sabedoria é composto por quatro itens distintos: 1painel, 15 cartas desafio, 1 Kit alfanumérico,             2figuras pontuação.Para a aplicação do Jogo da Sabedoria, inicialmente oprofessor deve abordar o tema “Genética Mendeliana” da forma tradicional ou quemelhor se caracterizar com a turma. Em um segundo momento, após a abordagem dotema a atividade didática poderá ser realizada, para assim o professor avaliaro nível de conhecimento que os alunos absorveram deste conteúdo.A didática consiste em dividir a turma em dois grandesgrupos. Um grupo inicia o jogo retirando uma carta desafio, o professor lê acarta e monta a palavra secreta no painel. Após a montagem do painel oprofessor lê a perguntar em voz alta para que o grupo fale uma letra doalfabeto que componha a palavra. Se o aluno acertar a letra ele pode dizer umanova letra, mas se disser uma letra que não compõe palavra secreta o outrogrupo tem a oportunidade de tentar advinha a palavra.A palavra secreta só pode ser dita por completo quandofaltar no mínimo três letras. O grupo que acertar a palavra ganha um ponto, queserá ilustrada através do desenho do DNA. A equipe que montara figura do DNApor completo ganha o jogo.Igualmente a todos os jogos, o Jogo da Sabedoria tambémpossuem regras, que ajudaram o docente na aplicação da didática e facilitará amelhor compreensão da turma.Indicamos que as regras sejam lidas logo após a divisão dosgrupos, para que não haja nenhum desentendimento durante as rodadas. Para iniciar a partido os grupos “tiram par ouimpar”, o vencedor começa.Nas palavras secretas não existem acentosortográficos, apenas a letra Ç que se distingue da letra C.Se um grupo errar uma letra a rodada passaautomaticamente para o grupo seguinte.A palavra secreta só pode ser dita por completo pelogrupo quando restarem apenas 3 letras.Se o grupo errar a palavra secreta o ponto arodada vai automaticamente par o grupo oposto.O grupo que vencer a roda é quem começa a rodadaseguinte.O grupo que montar as 5 peças da figurapontuação – nesse caso, a figura do DNA- vence o jogo.O Jogo da Sabedoria foi desenvolvido com uma linguagemsimples e divertida, para que a aula seja um momento de muito aprendizado edivertimento, onde os discentes possam estimular seus conhecimentos de formalúdica. Contudo, não deixamos de pensar na realidade de muitasescolas quanto ao que se refere ao custeio de matérias didáticos ouparadidático, como os jogos. Pensando nisso, todos os itens foramconfeccionados com matérias de baixo custo - como cartolina, cola e tecido -podendo ser ainda substituídos por materiais recicláveis, de acordo com asmatérias-primas disponíveis no ambiente escolar.Ainda pensado nos custos de confecção de um jogo didático esabendo do pouco tempo livre que um docente tem para a elaboração de jogos,estruturamos o Jogo da Sabedoria para ser adaptado a qualquer tema da biologiaou a qualquer disciplina, já que o painel pode ser refeito a cada novasituação, além disso, o alfabeto encontra-se com todas as letras, podendoassim, em uma nova situação, o professor apenas elaborar novas perguntas paracomeçar um novo tema.Outra maneira ainda de reaproveitar o jogo da sabedoria ésolicitar que os próprios alunos elaborem perguntas para os seus “adversários”,estimulando assim o conhecimento dos discentes na disciplina em questão. Emrelação à estrutura do jogo, para auxiliar o professor, nas cartas-perguntasexistem descrições da quantidade de caracteres de cada resposta, assimfacilitando a montagem do painel e a colocação de letras a cada rodada do jogo.Concluímos que a utilização de jogos didáticos para oaprimoramento do conhecimento dos alunos é de suma importância para oaprendizado e estimulação do saber.A confecção de jogos tanto individualmente com o professorou em conjunto com a sala de aula dinamiza e favorece o aprendizado e aqualidade de aula.Percebemos que, a utilização de matérias de baixo custo ourecicláveis beneficia algumas escolas que não possuem investimentos para essaspráticas, além disso, a forma como o Jogo da Sabedoria foi elaborado facilita areutilização do mesmo em outros temas ou por outras disciplinas.Compreendemos que, para a docência se faz necessário adinamização de conteúdos didáticos para incentivar a participação do alunadodurante as aulas, além disso, o trabalho de confecção e elaboração do jogodidático que nos foi proposto, nos mostrou a importância do lúdico no ambienteescolar.  Por fim, entendemos que as escolas deveriam incentivar autilização de Jogos didáticos em sala de aula visando o melhor aproveitamentodas disciplinas e o aprendizado do aluno.

Palavras-chave


: Jogo didático. Genética. Aprendizagem.

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