PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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Educação Ambiental e práticas pedagógicas sustentáveis na Escola Estadual Presidente Café Filho em Natal/RN
Fernanda Gracielly Santos da Silva, Samir Cristino de Souza, Joana Maria Santana Torres, Mizziara Marlen Matias de Paiva

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


A temática ambiental é um dos principais temas abordados, desde a segunda metade do século XX, nas escolas, comunidades, igrejas e nos mais diversos setores, ganhando o destaque na mídia através de vários desastres ambientais que acarretam em problemas de ordem social, política, econômica, cultural e ecológica. Estes desastres refletem a administração mal orientada de diversos países, e somados resultam na crise ambiental atual cuja solução faz dependente a sustentabilidade do planeta e a vida das gerações futuras. Com isto torna-se necessário uma educação para a vida em uma sociedade sustentável que pressuponha a compreensão da essência e da importância da vida de todas as criaturas existentes. A educação ambiental para sustentabilidade, baseada em atividades transdisciplinares elaboradas durante o projeto, que integrem conhecimentos cognitivos, que é o caminho mais fácil para a construção de uma sociedade melhor. Este artigo foi desenvolvido com base em uma experiência realizada na Escola Estadual Presidente Café Filho, em Natal, no Rio Grande do Norte e em referenciais bibliográficos, objetivando a reflexão acerca da importância da educação ambiental para sustentabilidade na formação de professores e alunos das escolas do ensino fundamental, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes que almejem a sustentabilidade ambiental e contribuam para a construção de uma cultura de paz voltada para o desenvolvimento humano em uma sociedade planetária.


Palavras-chave


Educação Ambiental, Transdisciplinaridade, Sustentabilidade.

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