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Conhecimento adquirido por alunos do ensino público a partir de palestras sobre salmonelose, tétano, doença de chagas na região Oeste do Rio Grande do Norte
Última alteração: 2013-06-23
Resumo
O trabalho avaliou o nível de conhecimento de alunos da rede pública de ensino de Apodi, Felipe Guerra e Severiano Melo sobre a salmonelose, o tétano e a doença de chagas. 55 alunos de 08 escolas responderam aos questionários, os quais foram aplicados antes e após palestras realizadas sobre as formas de transmissão de salmonelose, tétano e doença de chagas. Antes das palestras 26,7% sabiam as formas de transmissão da salmonelose e após, o percentual foi de 64,3%. Quanto ao tétano, antes das palestras, as respostas sobre o conhecimento da transmissão da doença foi de 22,2% e após foi de 78,0%. Quanto à Doença de Chagas, antes das palestras 90,0% dos alunos souberam informar a forma de transmissão, e após as mesmas esse percentual passou para 95,0%. Dessa forma, conclui-se que as palestras são ferramentas importantes na passagem do conhecimento, todavia ainda há a necessidade de trabalhos educativos e outras ferramentas pedagógicas com os jovens, para que os mesmos atuem como multiplicadores do conhecimento.
Palavras-chave
percepção, saúde pública, zoonoses
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