PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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Conhecimento adquirido por alunos do ensino público a partir de palestras sobre salmonelose, tétano, doença de chagas na região Oeste do Rio Grande do Norte
Jessica Karla Gois, Najara Raquel Lima Morais, Taiza Priscila Gama Moura, Jaqueline Cardoso Souza, Valnir Emerson Holanda Gurgel, Francisca Leandra Morais Oliveira, Francisco Pereira Costa, Faviano Ricelli da Costa e Moreira

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O trabalho avaliou o nível de conhecimento de alunos da rede pública de ensino de Apodi, Felipe Guerra e Severiano Melo sobre a salmonelose, o tétano e a doença de chagas. 55 alunos de 08 escolas responderam aos questionários, os quais foram aplicados antes e após palestras realizadas sobre as formas de transmissão de salmonelose, tétano e doença de chagas. Antes das palestras 26,7% sabiam as formas de transmissão da salmonelose e após, o percentual foi de 64,3%. Quanto ao tétano, antes das palestras, as respostas sobre o conhecimento da transmissão da doença foi de 22,2% e após foi de 78,0%. Quanto à Doença de Chagas, antes das palestras 90,0% dos alunos souberam informar a forma de transmissão, e após as mesmas esse percentual passou para 95,0%. Dessa forma, conclui-se que as palestras são ferramentas importantes na passagem do conhecimento, todavia ainda há a necessidade de trabalhos educativos e outras ferramentas pedagógicas com os jovens, para que os mesmos atuem como multiplicadores do conhecimento.

Palavras-chave


percepção, saúde pública, zoonoses

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