PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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A contribuição do PIBID Física – IFRN Campus/Caicó para o ensino de Ondas nos 2º anos de uma escola pública
Joseane Alves Vasconcelos

Última alteração: 2013-07-02

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN Campus Caicó. Os principais objetivos são descrever e analisar os resultados obtidos em uma intervenção didática realizada na Escola Estadual Antônio Aladim de Araújo, destinada a todos os alunos de 2º ano dos turnos matutino e vespertino. Os referenciais teóricos utilizados para fundamentar este trabalho estão relacionados a recursos e estratégias didáticas para serem utilizados em aulas de Ondas, notadamente o uso das NTIC e da experimentação. A metodologia utilizada se caracteriza como um relato de experiência, onde descrevemos e analisamos algumas intervenções didáticas de Física, realizadas por dois bolsistas do PIBID Física – IFRN Campus Caicó, em uma escola da rede estadual de ensino. Os resultados aqui apresentados são referentes ao impacto da experiência adquirida durante as intervenções didáticas que proporcionaram uma oportunidade de aprendizado tanto para os alunos e a escola na qual foram realizadas as atividades como também para os bolsistas que puderam vivenciar a realidade de dar aulas de Física em uma escola da rede pública de ensino.


Palavras-chave


PIBID; Ensino de Física; Intervenção Didática; Ensino de Ondas; Objetos de Aprendizagem.

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