PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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O ENSINO DE FILOSOFIA COMO FOMENTADOR DA CIDADANIA
Luiz Roberto Santos, Francisco Carlos Silva, Kassandra Munique Fonseca, Eduardo Allan Souza, Brenna Kerollayne Santos

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O labor apresentado aqui pretende discutir o intercurso conceitual da disciplina de Filosofia com os discentes dos Curso de Nível Médio Integrado Profissionalizante, do Campus Macau,  do IFRN. Nesse sentido, o trabalho pretende fazer um levantamento da percepção do alunado quanto à importância da disciplina de Filosofia na sua formação humana e profissional, bem como tentará compreender a relação existente entre educação reflexiva, cidadania e desenvolvimento humano. O IFRN tem gerado um quadro de qualificação, de natureza profissional e humanística, que certamente está contribuindo para o crescimento socioeconômico da microrregião salineira. Nesse contexto, os conteúdos inerentes à disciplina de Filosofia têm sido essenciais à concretização dos valores agenciados pela Educação. Tais valores se referem principalmente ao desenvolvimento de um sentimento de cidadania que ultrapasse a mera formalização legal. Ademais, será feito um levantamento bibliográfico para consubstanciar teoricamente todas as intuições primeiras, à luz de Dallari (1998), Cortela (2006), Freire (2003), Paiva (2005) , Pinsky (2005) e Pisier (2005).

Palavras-chave


Cidadania, ensino de filosofia, desenvolvimento humano, liberdade.

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