Tamanho da fonte:
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO FOMENTADOR DA CIDADANIA
Última alteração: 2013-06-23
Resumo
O labor apresentado aqui pretende discutir o intercurso conceitual da disciplina de Filosofia com os discentes dos Curso de Nível Médio Integrado Profissionalizante, do Campus Macau, do IFRN. Nesse sentido, o trabalho pretende fazer um levantamento da percepção do alunado quanto à importância da disciplina de Filosofia na sua formação humana e profissional, bem como tentará compreender a relação existente entre educação reflexiva, cidadania e desenvolvimento humano. O IFRN tem gerado um quadro de qualificação, de natureza profissional e humanística, que certamente está contribuindo para o crescimento socioeconômico da microrregião salineira. Nesse contexto, os conteúdos inerentes à disciplina de Filosofia têm sido essenciais à concretização dos valores agenciados pela Educação. Tais valores se referem principalmente ao desenvolvimento de um sentimento de cidadania que ultrapasse a mera formalização legal. Ademais, será feito um levantamento bibliográfico para consubstanciar teoricamente todas as intuições primeiras, à luz de Dallari (1998), Cortela (2006), Freire (2003), Paiva (2005) , Pinsky (2005) e Pisier (2005).
Palavras-chave
Cidadania, ensino de filosofia, desenvolvimento humano, liberdade.
Texto completo:
PDF
Comentários sobre o trabalho
-
MAWARTOTO - BANDAR TOGEL ONLINE | AGEN TOGEL TERPERCAYA
mawar toto (2021-09-06) -
Eğitim Sosyolojisi
"Eğitim Sosyolojisi" (2022-01-05) -
Сәлеметсіз бе, бізде көптеген жеңістер бар және ойнап көріңіз
"Howardwouck" (2022-05-20) -
Salom, bizda juda ko'p g'alabalar bor va o'ynashga harakat qiling
"BenitoAlina" (2022-06-15)