Última alteração: 2013-06-23
Resumo
A compreensão do mundo é um aspecto que cada vez mais tem se revelado como um instrumento de emancipação e autonomia para o cidadão que deseja estar no mundo como sujeito. Paralelo a isto, a sociedade brasileira vive um processo de transição histórica, social e política, onde emerge a necessidade de cidadãos críticos, reflexivos e aptos a atuarem no mundo como sujeitos transformadores. Dessa forma, este trabalho apresenta a proposta da “formação política” com estudantes do ensino médio como instrumento de ferramenta pedagógica para o estimulo à reflexão, criticidade e responsabilidade cidadã perante o mundo. Isso porque a educação traz consigo a inerência política e possui papel fundamental na formação de um povo apto a trabalhar na construção de uma sociedade justa, igualitária e sustentavelmente desenvolvida. Assim, a partir de técnicas cerzitantes de leitura sobre o ato de educar e a conjuntura sócio-educacional brasileira, apresentam-se elementos que justificam a intencionalidade do desenvolvimento do processo educacional que visem o envolvimento dialético do educador e educando como sujeitos que fazem história, conscientes da importância da sua participação social e política, dimensões que determinam a emancipação e autonomia cidadã.
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