PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS
Jorge Leandro Aquino de Queiroz, Ana Clara de Oliveira Melo, Antonia Vanúzia Nunes da Silva Araújo, Abigail Noádia Barbalho da Silva

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar a realização e utilização dos processos avaliativos por professores de Química do Ensino Médio. Através deste estudo puderam-se conhecer as concepções dos docentes sobre a atividade de avaliar e relacionar estas concepções a estudos disponíveis na literatura. Os resultados obtidos demonstraram que o grupo de professores estudado demonstra utilizar a avaliação como instrumento auxiliar para o acompanhamento e planejamento de suas práticas, demonstrando uma independência do modelo avaliativo centrado na “aferição de conhecimentos”, que está profundamente instaurado na prática de muitos docentes. Apesar deste estudo estar longe de ser conclusivo ou definitivo, apresenta resultados relevantes para o conhecimento das concepções dos docentes sobre a prática avaliativa, servindo como subsídio para uma reflexão teórica e prática.


Palavras-chave


avaliação da aprendizagem, avaliação em Química, ensino aprendizagem

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