PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

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ENSINO DE FILOSOFIA: OS DESAFIOS ÉTICOS DA SUSTENTABILIDADE
Luiz Roberto Santos, Adriana Perpétua Paulista, Nathalia Kaluana Costa, Pedro Lúcio Neto

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O labor apresentado aqui pretende discutir o intercurso dos conceitos de sustentabilidade e de ética, nesse contexto se insinua que tais teorizações são correlatas. Nesse sentido, o trabalho fez uma pesquisa teórico-conceitual sobre estes dois temas e a apreciação de documentos originais que tratam da preocupação governamental em difundir práticas sustentáveis. Em seguida, realizou-se uma atividade empírica com 40 alunos dos cursos Integrados do IFRN Campus Macau, que responderam a um questionário sobre a percepção do que é sustentabilidade, bem como de práticas que prezem pela observância dos princípios éticos para a mesma. O IFRN tem gerado um quadro de qualificação, de natureza profissional e humanística, que certamente está contribuindo para o crescimento socioeconômico da microrregião salineira. Nesse contexto, conteúdos e discussões inerentes ao campo da Filosofia, em sobremaneira as éticas, têm sido essenciais à concretização dos valores agenciados pela Educação que contribuam para o desenvolvimento de ações sustentáveis. Tais valores se referem principalmente ao desenvolvimento de um sentimento de pertença ao meio social e ambiental no qual os indivíduos estão inseridos. Ademais, foi feito um levantamento bibliográfico para consubstanciar teoricamente todas as intuições primeiras, à luz de Aristóteles (1997), Boff (2012), Bursztyn, (2001), Capra (1983), Friedman (2010), Sen (2010) e Wolf (2013).

Palavras-chave


Sustentabilidade, ética, desenvolvimento, ensino de filosofia.

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