PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM SURVEY COM EMPRESAS EXPORTADORAS DO ESTADO DO CEARÁ
Cândida Barreto Galdino, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa, Miguel Eduardo Moreno Añez

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O presente artigo apresenta o padrão da formação da estratégia de internacionalização das empresas exportadoras do estado do Ceará através de um survey descritivo com 34 empresas presentes na base de dados do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Para isso, foram analisadas quatro grandes dimensões subdivididas em 14 indicadores: Sistematização da estratégia, participação da equipe no processo decisório e tipologia, estratégias de oportunidade  e controle do processo de implantação da estratégia. Para o desenvolvimento dessas dimensões de análise, a abordagem teórica do processo de formação da estratégia aliada ao fenômeno internacionalização de empresas foi considerada. Os resultados mostraram a existência de estratégias tanto do tipo deliberadas como emergentes e que a alta administração tem papel essencial nas ideias relacionadas ao processo de internacionalização.



Palavras-chave


estratégia, internacionalização, Ceará.

Texto completo: PDF