Última alteração: 2013-06-23
Resumo
O presente artigo apresenta o padrão da formação da estratégia de internacionalização das empresas exportadoras do estado do Ceará através de um survey descritivo com 34 empresas presentes na base de dados do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Para isso, foram analisadas quatro grandes dimensões subdivididas em 14 indicadores: Sistematização da estratégia, participação da equipe no processo decisório e tipologia, estratégias de oportunidade e controle do processo de implantação da estratégia. Para o desenvolvimento dessas dimensões de análise, a abordagem teórica do processo de formação da estratégia aliada ao fenômeno internacionalização de empresas foi considerada. Os resultados mostraram a existência de estratégias tanto do tipo deliberadas como emergentes e que a alta administração tem papel essencial nas ideias relacionadas ao processo de internacionalização.
Palavras-chave
Comentários sobre o trabalho
-
Emagrecer com cacti-nea 7 pontas para um estilo de vida saudáve
Jhonata Barbosa (2017-02-20) -
15 Vantagens do green coffee turbo, o cabelo e a saude
Jhonata Barbosa (2017-02-23) -
Crie e venda seus próprios cursos on-line
Jhonata Barbosa (2017-03-01) -
Como se tornar um macho alfa suplemento tensão de vaca Brasil
"Jhonata Barbosa" (2017-03-02)