Última alteração: 2013-06-23
Resumo
O presente trabalho tem como propósito mostrar a importância da leitura de textos no aprendizado de Química ao levar em consideração os aspectos cognitivos e interacionais envolvidos no processo de leitura e ao dar ênfase a importância dos conhecimentos linguístico, enciclopédico e interacional. Foram analisadas para esta produção cem questões de química de dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Metodologicamente as questões foram separadas de acordo com os conhecimentos necessários para respondê-las. Trinta questões exigiram que o candidato possuísse, estritamente, conhecimentos de leitura para a sua resolução. Quatro foram coletadas para a amostra a título de exemplificação e análise. Foi observado que conhecimentos de estratégias de leitura são indispensáveis para um bom aprendizado da disciplina de Química, haja vista que pelo menos trinta por cento das questões analisadas exigiam do participante tais conhecimentos e que a grande maioria das questões apresentou enunciados longos, assuntos contextualizados e palavras de linguagem científica. Estas características configuram-se em um entrave extraordinário para os não leitores, mesmo aqueles que possuem um bom conhecimento teórico. Assim, é de suma importância que a leitura seja incentivada para uma aprendizagem satisfatória de Química; deve-se incentivar a leitura de artigos e periódicos da área, bem como as aulas devem ser ministradas levando em consideração este importante recurso que o aluno tem à disposição, uma vez que existe a real necessidade de que o aluno tenha a capacidade de dissertar sobre o que aprendeu a fim de não se tornar um mero receptor de conhecimento, mas sim um produtor. Os participantes precisam desenvolver hábitos de leitura na área, assim como estar a par de notícias, principalmente no que se refere à sustentabilidade e emissão de gases. Sabendo que o exame preza em apresentar assuntos contextualizados e com grandes enunciados, a leitura é fundamental para que o participante não só esteja apto a ser aprovado no exame do ENEM mas, principalmente, seja capaz de formar um cidadão consciente.
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