PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
O ensino da eletricidade dos eletrodomésticos para alunos da modalidade EJA: uma perspectiva Freireana
Julietti Carla de Azevedo Nascimento, João Feliciano de Souza Júnior, Mary Anne de Souza Monteiro, Washington de Araujo4 Batista, João Victor Alves Feitosa

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


O presente trabalho constitui-se em uma análise referente à aplicação de uma unidade didática que foi elaborada e desenvolvida por alunos da licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Câmpus Caicó, com a colaboração de alguns bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), também alunos da licenciatura. Sobre o referencial teórico do referente estudo, este se trata de propostas de ensino do educador Paulo Freire articulados com o ensino de ciências. A aplicação da referida unidade didática se deu em três momentos, em que no primeiro foi feita uma sondagem dos alunos através do questionário inicial, seguida da aula referente à eletricidade dos eletrodomésticos e por último a aplicação de outro questionário com o objetivo de verificar se a proposta de ensino é válida. Nesse sentido, os resultados do desenvolvimento da unidade didática mostram que a proposta de ensino baseada nas ideias de Paulo Freire considerando os conhecimentos prévios dos alunos, no diálogo, na participação e na colaboração é muito proveitosa, tornando-se uma boa alternativa para ser desenvolvida nas intervenções didáticas do PIBID.


Palavras-chave


Paulo Freire; PIBID; Ensino de Ciências; Unidade didática.

Texto completo: PDF

Comentários sobre o trabalho

Visualizar todos os comentários  |  Incluir comentário