PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Miler Franco Danjour, Marília do Vale Góis Pacheco Medeiros, Katyanna Amélia Moura do Nascimento

Última alteração: 2013-06-23

Resumo


Opresente estudo apresenta como objetivo geral analisar as tipologias deestratégias organizacionais presentes nas Instituições de Ensino Superior doEstado do Rio Grande do Norte. Portanto, foi utilizado um estudo do tipo descritivo,de natureza predominantemente quantitativa, com as 31 Instituições de EnsinoSuperior que atuam no Estado do Rio Grande do Norte. Para o levantamento dosdados foi utilizado um questionário com 49 questões, sendo 5 questões paraidentificar características gerais das IES e 44 para identificar as estratégiasorganizacionais (Miles e Snow 2003) destas IES. Os dados foram tratados pormeio do calculo da média e do desvio padrão, além do calculo de testes de médiapara identificar as possíveis relações das estratégias organizacionais com ascaracterísticas gerais das IES. Os resultados do presente estudo indicaram aexistência de uma estratégia prospectiva como predominantes na maioria das 31instituições estudadas, sendo também identificadas por ordem de ocorrências nasIES as estratégias defensivas, analisadoras e reativas. Quanto a influencias das características geraisdas IES identificou-se que essas característicaspouco influenciaram a definição das estratégias das IES. O único casoque foi identificado com significância estatística ao nível de 5% foi o testeAnova, realizado para estratégia organizacional em relação à modalidade defuncionamento dos cursos ofertados pelas IES, de forma que as modalidades doscursos ofertados presencialmente e a distância, influenciaram as estratégiasprospectivas e defensivas.Por fim, fica como recomendações para estudos futuros, a realização depesquisas longitudinais para identificar a evolução natural das estratégiasadotadas pelas IES do RN, além da realização de estudos para comparar osresultados desta pesquisa com a realidade de outras regiões do país.

Palavras-chave


Estratégia Organizacional, Instituição de Ensino Superior, Rio Grande do Norte

Texto completo: PDF


Incluir comentário