PROPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN

Tamanho da fonte: 
ESTUDO FITOQUÍMICO DE Senna alata L.
Fancisca Ítala da Silva Paiva Valdevino, Alidna Mosana Souza de Oliveira, Sebastiana Estefana Torres Brilhante, Laíza Cristina Carlos Freire, Emanuel Isaias Mota Araújo, Luciana Medeiros Bertini

Última alteração: 2013-06-22

Resumo


A Senna alata, popularmente conhecida como mangerioba do pará, é uma planta daninha da família Leguminosae, subfamília Caesalpinioideae, perene, arbustiva e caracterizada pelo seu crescimento rápido, existente em todo o Brasil, porém típicas da região Amazônica ou lugares mais úmidos. As plantas pertencentes à família Leguminosae tratam-se de espécies bastante utilizadas na medicina popular pelas suas inúmeras propriedades terapêuticas tais como antiinflamatória, analgésica, antimicrobiana e antitérmica as quais indicam a presença de compostos de interesse farmacológico.

O presente trabalho teve como objetivo realizar o estudo fitoquímico de Senna alataa partir do extrato em éter de petróleo e etanólico das folhas, flores, vagens e galhos. Com os extratos foram feitos os testes fitoquímicos para a identificação defenóis e taninos, flavonóides, esteróides e triterpenos (teste de Liberman-Buchard),catequinas e flavonas,flavonóis e xantonas, e saponinas. Através dos testes foi identificado a presença de flavonas, flavonóis, xantonas, esteroides livres e saponinas.


Texto completo: PDF


Incluir comentário