ITNC é uma das primeiras incubadoras do Rio Grande do Norte a conquistar o certificado CERNE 2.

, , , , , ,

A Incubadora Tecnológica IFRN Natal Central – ITNC, no dia 18 de Julho de 2019, recebeu a notícia da conquista da certificação nível 2 do projeto CERNE – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, programa idealizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) nacional e ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). A ITNC foi uma das primeiras a conquistar o segundo nível. Uma conquista não somente para a incubadora mas para todo sistema empreendedor do estado.

O CERNE

O projeto tem como objetivo “criar e oferecer uma plataforma de soluções, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos. Dessa forma, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.” (Site ANPROTEC).

Fazer parte do programa e conquistar as certificações, dar uma estrutura sólida para a atuação da incubadora, apoio de instituições importantes, além de participar de um sistema a nível nacional onde grandes incubadoras e aceleradoras de referência fazem parte.

A imagem tem informações sobre as etapas do programa, que são três: Capacitação, desafio, acompanhamento. Informa dentro do programa estão 44 incubadoras e aceleradoras, 2817 empresas incubadas, 733 empresas sendo incubadas atualmente, 1095 empresas ativas no mercado dois anos após a incubação, 430 milhões em investimentos diretos e indiretos e incubadoras de 17 estados.

Fonte: imagem retirada do site da ANPROTEC.

Investir em modelos que melhorem a gestão e tragam inovação faz parte de uma constante busca e aprimoramento da incubadora. A trajetória da ITNC começa em 2016 quando conquistamos a certificação CERNE 1.

Recebimento do Certificado CERNE 1 em 2016 – Samir Cristino (Diretor da Diretoria de Inovação e Pesquisa do IFRN – DIPEQ) Claudine Carrilho (Gestora da Incubadora Tecnológica IFRN Natal Central – ITNC)

NÃO CHEGAMOS AQUI SOZINHOS

Somos gratos, por essa conquista e agradecemos a toda equipe ITNC, nossas empresas graduadas e incubadas, a nossa mantenedora IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), PROPI (Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação), FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN), DIPEQ (Diretoria de Inovação e Pesquisa) e ao SEBRAE. A cerimônia para receber o certificado CERNE 2 acontecerá durante o Innovation Summit Brasil, em Florianópolis-SC, nos dias 12 a 14 de agosto de 2019.