Era uma vez …

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Contar boas histórias não é apenas algo feito por aquela pessoa da família que tem boas lembranças e faz todo mundo rir ou chorar nas reuniões familiares. Também não se restringe aos filmes, seriados e a filmes de propagandas. Nós contamos histórias o tempo todo e gostamos de ouvi-las.

Com um cotidiano cada vez mais cheio de informações e conectividade, o consumidor não vai simplesmente consumir a história da sua empresa porque ela está disposta em algum meio de comunicação, mas consumirá se a narrativa despertar a sua percepção.

O tempo e atenção do consumidor são ouro.

Quando se consegue essas duas coisas das pessoas, o primeiro passo para iniciar uma ligação com elas foi dado. Fazer com que a marca construa narrativas consistentes é fortalecer a relação com o consumidor além da venda de um produto ou serviço, pois os clientes não procuram apenas os benefícios, mas também os valores que a marca possui. E não há como transmitir valores com informações técnicas e promoções, é preciso conversar, contar histórias. Como o tempo e a atenção das pessoas valem ouro, a comunicação com o consumidor tem que ser feita de modo eficaz isso é  crucial para as próximas etapas dentro da jornada de relacionamento.

E como conversar?

Umas das técnica usada para isso se chama Storytelling, tradução livre “contação de história”. Ela pode ser usada na sua comunicação com o cliente seja por meio de um post, um story no instagram, um jingle (termo inglês cujo significado refere-se à música composta para promover uma marca ou um produto), spot (peça sonora onde se usa a interpretação humana e elementos sonoros), em um blog, apresentação pessoal, enfim, de diversas formas desde que o conteúdo envolve de forma básica os requisitos: apresentar um ambiente/contexto, personagem(s), conflito e solução.

A técnica busca conquistar a percepção das pessoas através da apresentação de um problema e a jornada que o personagem leva para conseguir alcançar uma solução. Dessa forma, é possível observar quais dores os seus clientes enfrentam e como a sua empresa pode fazer parte da solução e apresentar essa ligação através de histórias.

As histórias ajudam a reter a atenção, despertam a conexão emocional, gera identificação. Por isso, explorar essa estratégia pode ser um diferencial para a sua empresa.

Fomos os primeiros

O Business Lab que é um programa da ITNC sempre ligado nas tendências do mercado, lançou o primeiro curso de Storytelling para Negócios nos dias 14 e 15 de Junho de 2019, em parceria com a professora Érika Zuza do Papo de Mídias. Foi um desafio, pois é uma temática nova, mas o público acreditou e o curso foi um sucesso.

Veja um pouco do que rolou durante o curso e fique ligado em nossas redes sociais pois vem curso novo por aí!