Conhecendo as nossas empresas

, , ,

A série “Conhecendo as nossas empresas” vem ganhando destaque em nossa página. A oportunidade de apresentar as pessoas, os produtos e serviços produzidos em um ambiente de inovação, vem engajando cada vez mais nosso ecossistema às empresas aqui Incubadas.

Nesta sexta feira, apresentamos-lhes outra empresa aprovada no ultimo edital 2016.2, a Fix-It:

A Fix-It propõe-se à fabricação de órteses e próteses em PLA – um plástico termomoldável e biodegradável. As órteses são projetadas para membros específicos do corpo em tamanhos pré-definidos. A adequação à anatomia do paciente se dá pela imersão da órtese em água quente, que torna o PLA maleável por tempo suficiente à modelagem. À temperatura ambiente, o PLA endurece e promove imobilização de eficiência igual ou superior a de seus concorrentes. O design permite ventilação e, como o material é lavável, não será preciso retirá-la para tomar banho ou lavar as mãos. O mercado atual dispõe de soluções em termoplásticos entregues em placas a serem recortadas e modeladas por ortesistas ou projetadas e impressas sob medida para cada paciente. O fornecimento de peças pré-moldadas, como propomos, possibilita produção em série e escalabilidade para o negócio, além de melhor dimensionamento das demandas de material em clínicas e hospitais.

Como funciona e qual o objetivo da startup?

A Fix-it, é uma Startup da área de tecnologia assistiva, que propõe liberdade e bem-estar com o uso de tecnologias sustentáveis. As órteses e próteses que fabricamos são biodegradáveis, termomoldável, resistente a água, design arejado, então não vai acumular sujeira, não vai ter mau cheiro, não vai aparecer fungos.

Com foco na área ortopédica, produzindo órteses feitas em PLA, um polímero biodegradável à base de fontes renováveis como milho e cana de açúcar, por exemplo.

Os usuários dos produtos Fix-It são pessoas portadoras de doenças osteomioarticulares que desejam mais conforto em seu tratamento. Atletas, programadores, digitadores e atendentes de telemarketing compõem alguns dos grupos de uso recorrente desses produtos. O mercado mundial de aparelhos ortopédicos e de suporte foi avaliado em U$ 3,2 bilhões em 2014 e deve chegar a U$ 4,3 bilhões em 2020 (Markets and Markets). Quase 50% dele está na América do Norte.

Histórico recente:

A empresa foi pré-incubada na incubadora Empreende da Universidade Potiguar (UnP), onde evoluiu o projeto, realizando validações através da OrtoRio, um dos seus parceiros, que atestou a qualidade do produto frente às soluções disponíveis no mercado. Após análise de preços, verificou-se a viabilidade econômica do empreendimento com lucros para fabricante (Fix-It) e revendedores, sem que se onere os pacientes em valores superiores aos cobrados pelos concorrentes. A parceria com a OrtoRio também fornece um indício de validação de seus canais. Um processo mais sólido de validação técnica deve ser iniciado em um futuro próximo junto ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. A validação do modelo de faturamento dependerá da investigação de processos de produção em larga escala (injeção plástica), em curso neste momento. O protótipo foi apresentado a usuários em potencial e obtive reconhecimento imediato da sua proposta de valor, com feedback positivo em relação às inovações trazidas pelo produto. A validação com pacientes continuará através de ações conjuntas com os parceiros.

Conquistas:

1º Lugar Startup Weekend 2015
1º Lugar Ideation 2015
1º Lugar Ideation Nacional 2015
TOP 12 na Batalha Global de Startups GSB 2015
TOP 2 America Latina e Caribe 2015
1º Lugar na Batalha Nacional de Startups 2016
Pré-Incubados Empreende 2016
Acelerados Inovativa Brasil 2016
Incubados ITNC 2017
Selecionados Startup&Makers Campus Party São Paulo 2017

Saiba mais sobre a Fix-It acessando o site da empresa: www.fixitbrazil.com.br