Alunos de informática credenciados para a MOSTRATEC 2015

image_previewO projeto “Sistema auditivo para deficientes – SISADEV”, de autoria dos alunos do curso técnico em Informática Victor Nascimento, Rodrigo Machado e Yuri Sales, ficou com o primeiro lugar da categoria “Engenharia” na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), realizada no último mês em Recife, Pernambuco.

O bom resultado na mostra garantiu também à equipe o credenciamento para a MOSTRATEC 2015, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do Brasil, que acontece na próxima semana em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Os jovens criaram um dispositivo para ajudar deficientes visuais a utilizarem o transporte coletivo com mais independência. “Nossa intenção é colocar um transmissor em cada ônibus, que vai enviar dados como linha e destino. Essas informações vão ser recebidas por um receptor e, logo em seguida, vão ser repassadas ao usuário através de um dispositivo sonoro, que vai-lhe informar quando o veículo estiver se aproximando”, explicou Victor.

Segundo o aluno, o dispositivo é bem fácil de usar. “Quando alguém com deficiência auditiva quiser pegar um ônibus, é só pressionar um botão que vai enviar um sinal de volta para o transmissor, e o motorista vai saber que existe alguém nessas condições na parada”, complementou.

Esta semana o projeto também foi um dos destaques de uma matéria publicada no portal do Jornal Tribuna do Norte. O dispositivo foi feito para ajudar deficientes visuais a utilizarem o transporte coletivo com mais independência.

A matéria enfatiza a participação dos autores em uma das principais mostras de ciência e tecnologia da América do Sul, a 30ª Mostratec, que acontece de 27 a 30 de outubro em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. No mês de setembro, os estudantes conquistaram o primeiro lugar da categoria “Engenharia” na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), realizada em Recife, Pernambuco.

(FONTE: IFRN)

Matérias relacionadas: