Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em SUBMISSÕES, na página SOBRE, assim como, segue a formatação/layout disponibilizado no arquivo do modelo.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto está em espaço 1,5; não utiliza espaçamento antes ou depois do parágrafo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ou negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O autor do artigo submeteu o texto ao processo de revisão de português e normas técnicas, incluindo revisão do Abstract, bem como do Resumen ou do Résumé.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX).

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Para submissão de artigos, os autores podem realizar o download do modelo de submissão através do seguinte link: https://1drv.ms/w/s!AqY9nesbX03y1iUkwumiZZrsqHrk?e=ucmZ08

Os artigos submetidos para a GEOCONEXÕES deverão ser elaborados em conformidade com as seguintes diretrizes: 

O resumo do artigo deve ser escrito em três idiomas: português, inglês e em espanhol ou francês. A sequência dos resumos está condicionada ao idioma no qual o artigo está escrito: artigo redigido em português (manter o padrão do template); artigo redigido em outro idioma (resumo no idioma adotado > resumo em português > terceiro resumo). O texto do resumo deve usar fonte Calibri, tamanho 10, alinhamento de parágrafo justificado, sem recuos à direita ou à esquerda e espaçamento entre linhas simples. Conforme ABNT NBR 6028, o resumo deve conter entre 100 e 250 palavras, ser do tipo informativo e corresponder a uma síntese precisa do artigo, contendo obrigatoriamente introdução, objetivo, matriz teórica, metodologia, resultados e conclusão.

Use entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras-chave, separando-as por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Letras iniciais minúsculas, exceto substantivos próprios e nomes científicos.

Realizar tradução profissional, utilizando linguagem da norma culta e acadêmica. Atenção quanto ao uso de programas de tradução.

O artigo deve ser redigido em programa de edição de texto, preferencialmente no Microsoft Word®, devendo ser submetido no sistema da Geoconexões IFRN em formato de arquivo DOC ou DOCX. O arquivo submetido à revista deve possuir tamanho máximo de 2 megabytes.

Não deve haver nenhuma identificação de autoria no manuscrito submetido para avaliação. Sugerimos que o arquivo seja nomeado Artigo - Geoconexões. Não devem ser preenchidos os dados de autoria contidos na primeira página do artigo.

Também deve ser removida qualquer identificação de autoria nas propriedades do arquivo. Para isto, deve-se clicar em Arquivo no menu principal do Microsoft Word® e seguir a respectiva sequência: Arquivo > Informações (ou Opções no Mac) > Verificar Se Há Problemas > Inspecionar Documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Clicar em "Remover Tudo" > Salvar.

O artigo deve conter o número mínimo de 15 e o número máximo de 25 páginas, incluindo as ilustrações e as referências.

O layout da página deve ser tamanho A4, com orientação retrato e margens: Superior: 2,5 cm; Inferior: 2,5 cm; Esquerda: 2,0 cm; Direita: 2,0 cm.

Para o corpo do artigo, utilizar a seguinte formatação: Fonte: Calibri; Tamanho da fonte: 12; Alinhamento de parágrafo: justificado; Espaçamento entre linhas: 1,5; Recuo de primeira linha: 1,27 cm; Não adicionar espaço antes e depois de parágrafo.

O artigo deve ser escrito utilizando a norma culta do idioma escolhido (português, inglês, espanhol ou francês), no gênero textual científico. Antes da submissão, o artigo deve passar por revisão textual profissional.

As palavras em língua estrangeira, neologismos ou nomenclaturas científicas devem ser redigidas no corpo do texto em itálico.

Recomendamos a inserção de notas de rodapé em casos estritamente necessários. O excesso de notas de rodapé deve ser evitado ao máximo visando a fluidez da leitura.

Os números das páginas não devem ser inseridos, pois ocorrerá somente na etapa final de editoração.

A INTRODUÇÃO deve contextualizar o objeto de estudo, contendo questões ou problemas de pesquisa, hipóteses (quando houver) e objetivos. Não deve conter ilustrações e tabelas. Não deve ser dividida em seções de 2º e 3º nível.

O artigo pode ser estruturado em até três níveis de seção: seção 1º nível (Introdução; Revisão Teórica; Metodologia; Resultados e Discussão; Considerações Finais); seção 2º nível (ver exemplo no template); e seção 3º nível (ver exemplo template).

A revisão teórica deve apresentar os fundamentos teóricos do artigo. Realizar revisão de literatura ou estado da arte quando pertinente.

Na metodologia, deve-se caracterizar, quando pertinente, o recorte espacial e temporal da pesquisa. Elencar os fundamentos, caracterizar a pesquisa e apresentar os procedimentos metodológicos de acordo com a natureza do artigo.

As citações no texto devem seguir a ABNT NBR 10520. Atenção quanto à atualização da norma de citação ocorrida no ano de 2023.

Saltar uma linha antes e depois de citação direta com mais de 3 linhas, utilizando fonte Calibri, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

As ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos etc.) e as tabelas devem constar no corpo do texto, não excedendo suas margens. As ilustrações e tabelas devem ser inseridas o mais próximo possível de suas menções no texto. Escrever a denominação da Ilustração ou Tabela com a 1ª letra maiúscula e não abreviar. Exemplos: Na Figura 1 é possível analisar [...]. Conforme observado na Tabela 1 [...].

O título da ilustração ou tabela deve ser inserido na parte superior, fonte Calibri, tamanho 12, em negrito, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples, numerados sequencialmente. Quando houver mais de uma ilustração para uma mesma figura, o título pode aparecer uma única vez, logo abaixo do conjunto de ilustrações

A fonte da ilustração ou tabela deve ser inserida na parte inferior, 1ª letra maiúscula, em negrito, separado por dois pontos. Após os dois pontos, o texto não deve estar em negrito e deve ser finalizado por ponto final. Usar fonte Calibri, tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples.

Nas Tabelas, usar fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples. O texto da primeira linha deve estar em negrito e as bordas de acordo com padrão estabelecido nas Normas de Apresentação Tabular do IBGE.

Saltar uma linha antes e depois da ilustração ou tabela, utilizando fonte Calibri, tamanho 12, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas de 1,5 cm.

As imagens devem estar no formato de arquivo .tiff, .jpg ou .png e ter resolução mínima de 300 PPI.

A conclusão deve sintetizar os resultados mais relevantes. Realizar reflexões teóricas que contribuam com o avanço da compreensão do objeto de estudo e campo de investigação. Evidenciar limitações e desafios da pesquisa e do entendimento do objeto de estudo quando pertinente. A CONCLUSÃO não deve ser dividida em seções de 2º e 3º nível.

Todas as referências devem ser organizadas conforme a ABNT NBR 6023. Orientações gerais: fonte Calibri; tamanho 12; sem recuo de primeira linha; espaçamento entre linhas simples; alinhadas à margem esquerda; separadas entre si por um espaço em branco com espaçamento entre linhas simples; ordem alfabética; hiperlinks desativados; abreviação ou nome completo dos autores (manter o padrão em todas as referências).

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESENHAS

Para submissão de resenhas, os autores podem realizar o download do modelo de submissão através do seguinte link: https://1drv.ms/w/s!AqY9nesbX03y1mQ0iWagdw_1aqbE?e=bbNxYN

A resenha pode ser elaborada sobre livro, artigo, relatório, filme, documentário, série, peça teatral, música, exposição e outros tipos de produção científica, literária e artística. A obra escolhida deve estar alinhada ao Foco e Escopo da Geoconexões IFRN e apresentar reconhecida notoriedade local, regional, nacional ou internacional.

A Geoconexões IFRN adota as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Portanto, antes da submissão, a resenha deve passar por revisão profissional segundo as normas vigentes da ABNT. Para a elaboração da resenha, recomendamos leitura prévia da ABNT NBR 6028 atualizada em 2021.

A resenha deve ser redigida em programa de edição de texto, preferencialmente no Microsoft Word®, devendo ser submetida no sistema da Geoconexões IFRN em formato de arquivo DOC ou DOCX. O arquivo submetido à revista deve possuir tamanho máximo de 2 megabytes.

Não deve haver nenhuma identificação de autoria no manuscrito submetido para avaliação. Sugerimos que o arquivo seja nomeado Resenha - Geoconexões. Não devem ser preenchidos os dados de autoria contidos na primeira página da resenha.

A referência da obra escolhida deve estar conforme ABNT NBR 6023 (fonte calibri, tamanho 12, caixa alta, negrito, centralizado, espaçamento entre linhas simples)

Também deve ser removida qualquer identificação de autoria nas propriedades do arquivo. Para isto, deve-se clicar em Arquivo no menu principal do Microsoft Word® e seguir a respectiva sequência: Arquivo > Informações (ou Opções no Mac) > Verificar Se Há Problemas > Inspecionar Documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Clicar em "Remover Tudo" > Salvar.

A resenha deve conter o número mínimo de 5 e o número máximo de 10 páginas. A resenha não deve ser dividida em seções ou tópicos.

O layout da página deve ser tamanho A4, com orientação retrato e margens: Superior: 2,5 cm; Inferior: 2,5 cm; Esquerda: 2,0 cm; Direita: 2,0 cm.

Para o corpo do texto, utilizar a seguinte formatação: Fonte: Calibri; Tamanho da fonte: 12; Alinhamento de parágrafo: justificado; Espaçamento entre linhas: 1,5; Recuo de primeira linha: 1,27 cm; Não adicionar espaço antes e depois de parágrafo.

A resenha deve ser escrita utilizando a norma culta do idioma escolhido (português, inglês, espanhol ou francês), no gênero textual científico. Antes da submissão, a resenha deve passar por revisão textual profissional.

As palavras em língua estrangeira, neologismos ou nomenclaturas científicas devem ser redigidas no corpo do texto em itálico.

Recomendamos a inserção de notas de rodapé em casos estritamente necessários. O excesso de notas de rodapé deve ser evitado ao máximo visando a fluidez da leitura.

Os números das páginas não devem ser inseridos, pois ocorrerá somente na etapa final de editoração.

As citações no texto devem seguir a ABNT NBR 10520. Atenção quanto à atualização da norma de citação ocorrida no ano de 2023.

Saltar uma linha antes e depois de citação direta com mais de 3 linhas, utilizando fonte Calibri, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

Ilustrações e Tabelas devem ser evitadas ao máximo, sendo empregadas em situações realmente necessárias, quando contribuem de forma imprescindível para a compreensão do texto. Demais orientações sobre Ilustrações e Tabelas podem ser observadas no template disponível no link acima.

 

Informações importantes

O artigo deve apresentar até 5 autores, incluído autor e coautores. Todos os autores deverão ser incluídos no momento da submissão.

 

Avaliação por pares cega

Para garantir a avaliação por pares cega, o autor não deve haver nenhuma identificação dos autores no manuscrito enviado para avaliação.

É de responsabilidade do autor a conferência do artigo para que qualquer identificação de autoria tenha sido excluída, devendo ser substituída pelo literal "Autor" e "ano" - Ex: Autor (ANO) ou (AUTOR, ANO) - usados na identificação no início do texto, nas ilustrações, nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc.

Para remover a identificação do autor, siga os seguintes passos:

  1. Com o artigo aberto no Word, clique no menu Arquivo;
  2. Em seguida, clique em Verificar se há problemas na aba Informações e, posteriormente, em Inspecionar Documento.
  3. Clique em Inspecionar na sequência. Será aberto uma nova janela, devendo selecionar a opção remover tudo, um botão localizado na lateral de Propriedades do documento e informações pessoais.
  4. Por fim, clique no botão Fechar e Salvar o documento.

Após o processo de avaliação, a decião editorial emitida pode ser por aceitar, correções obrigatórias, submeter novamente para avaliação ou rejeitar o documento.

Os artigos que, após avaliação, estiverem na condição de correções obrigatórias, terão um prazo de até 30 dias contados da decisão editorial.

 

Análise de plágio

Os trabalhos submetidos à avaliação na Geoconexões passarão por revisão em programa gratuito para detecção de plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores.. A plataforma utilizada é o ithenticate.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.