PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA EM MEIO AO ENSINO REMOTO: ADAPTAÇÕES NAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Camylla da Silva Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ana Liliane dos Santos Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Andreza Viana Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15019

Palavras-chave:

Educação Ambiental, ensino remoto, estágio, pandemia

Resumo

O estágio é considerado uma prática indispensável, no que diz respeito à formação digna de um professor, que oportuniza experiências significativas por meio da abordagem metodológica e desempenho em sala de aula. As metodologias de ensino podem ser desafiadoras, e durante a pandemia do Covid-19 esse desafio tornou-se mais evidente devido ao ensino emergencial, que se resumia em aulas remotas, síncronas e assíncronas, por meio de plataformas digitais. No ensino de Geografia, ciência que estuda a relação entre o homem e a natureza, é importante que as aulas não se limitem a teoria, como também, haja a contextualização dos conteúdos com a realidade social na qual os alunos estão inseridos. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as experiências vivenciadas a partir do desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Geografia, durante o período de pandemia, em uma escola pública. Sendo assim, foram desenvolvidas aulas teóricas e práticas, ambas virtuais, para a abordagem da temática “educação ambiental”, com o intuito de instigar o senso crítico do aluno acerca da sustentabilidade, sendo disponibilizadas de forma assíncrona através do Google Drive. As aulas teóricas consistiram em revisão bibliográfica acerca do conteúdo escolhido, com apoio do livro didáticos e outras fontes, e a aula prática ocorreu através do desenvolvimento da produção de mudas de espécies vegetais. Então, por meio desta abordagem metodológica, e com base no retorno obtido por estes, foi logrado êxito no tocante ao aprendizado dos alunos, bem como a conscientização destes sobre a importância da natureza e sua preservação.

Biografia do Autor

Camylla da Silva Dantas , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Geógrafa e pós-granduanda pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN)

Ana Liliane dos Santos Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Geógrafa e pós-granduanda pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN)

Andreza Viana Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

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Publicado

09-02-2024

Como Citar

DANTAS , Camylla da Silva; ARAÚJO, Ana Liliane dos Santos; FONSECA, Andreza Viana. PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA EM MEIO AO ENSINO REMOTO: ADAPTAÇÕES NAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: . Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 17, p. 225–240, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15019. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15019. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS