PLANEJAMENTO URBANO E GESTÃO DE RISCO DE INUNDAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BACANGA – SÃO LUÍS, MA

Autores

  • Claudia Rakel Pena Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14985

Palavras-chave:

plano diretor, defesa civil, inundações

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o planejamento urbano da cidade de São Luís, Maranhão, no sentido de avaliar a gestão de riscos de inundação na bacia hidrográfica do rio Bacanga. Para alcançar tal entendimento, foram investigados os instrumentos da política urbana e gestão de desastres do município através do levantamento bibliográfico e documental e entrevista com a superintendente da Defesa Civil do Município de São Luís. Na capital maranhense, a falta de planejamento urbano-ambiental e o acelerado processo de urbanização levou a população de baixa renda a residirem em áreas de risco, como margens dos rios e terrenos íngremes, caso de boa parte da população que vive na bacia do Bacanga, sujeita a inundações frequentes e deslizamento de terra. A aplicabilidade da gestão do risco de inundação em São Luís requer integração entre as práticas já adotadas de controle na macrodrenagem com o planejamento urbano, políticas públicas e instrumentos de controle nas microbacias e em escala de lote, constituindo ações descentralizadas. Dessa forma, o planejamento urbano e a gestão de riscos de inundação são entendidos neste estudo como complementares capazes de se operacionalizarem apartados um do outro.

 

Biografia do Autor

Claudia Rakel Pena Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Conservação e Ordenamento Físico Ambiental. Mestra em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Saneamento Ambiental. Graduada em Geografia (licenciatura e bacharelado), pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Curso técnico em Controle Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Possui experiência profissional nas áreas de Geoprocessamento, Produção Textual, Ensino Fundamental e no Ensino Superior.

Referências

BRASIL. Estatuto da Cidade: guia para implementação pelos municípios e cidadãos. 2ª ed. Brasília: Câmara dos deputados, Coordenação de Publicações, 2002.

CAMPANA, N. A; TUCCI, C. E. M. Predicting floods from urban development scenarios: case study of the Diluvio basin. Urban Water. v. 3. Porto Alegre , 2001. DOI: https://doi.org/10.1016/S1462-0758(01)00004-8

CARVALHO, P. F.; BRAGA, R. (orgs.) Perspectivas de Gestão Ambiental em Cidades Médias. Rio Claro: LPM-UNESP, 2001.

COELHO, C. J. C. Aspectos da disponibilidade e dos usos de água na bacia do rio Bacanga/Ilha do Maranhão (Ilha de São Luís) – MA. 2006. 126 p. Monografia (Curso de Ciências Aquáticas). Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 2006.

FERREIRA, R. M. S. A. Aproveitamento da Energia das Marés Usina Maremotriz do Bacanga, MA. 2007. 134 p. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Oceânica). Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE. Rio de Janeiro, 2007.

GOERL, R. F. E; KOBYIAMA, M. Considerações sobre as inundações no Brasil. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos – Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2005. João Pessoa-PB. Anais... Porto Alegre, ABRH, 2005.

MACEDO, L. A. A. A urbanização da ilha de São Luís e seus impactos ambientais nos recursos hídricos. São Luís: EDUEMA, 2011.

MEDIONDO, E. M. An overview on flood risk management. Revista Minerva Ciência e Tecnologia. São Carlos. v.2, nº 2, 131-143 p , 2006.

MC LOUGHLIN, J. B. Urban & regional planning: a systems approach. London: Faber and Faber, 1969.

MIGUEZ, M. G.; VERÓL, A. P.; REZENDE, O. M. Drenagem Urbana: do projeto original à sustentabilidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

PEREIRA, C. R. P. Índice de risco de inundação como ferramenta de planejamento urbano. 2017. 232 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Escola Politécnica e Escola de Química, Programa de Engenharia Ambiental, Rio de Janeiro, 2017.

RIGHETTO, J. M. Modelo de seguro para riscos hidrológicos no contexto de manejo integrado de bacias hidrográficas. 2005. 95 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental). Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005.

ROBAINA, L. E.S. Espaço urbano: relação com os acidentes e desastres naturais no Brasil. Ciência e Natura. UFSM, 30 (2): 93 - 105 p., 2008.

SOUZA, M. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbana. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2004.

VEYRET, Y. Os Riscos: o homem como agressor e vítima do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2000.

SILVA, T. C. Mapeamento das manchas de inundação para a cidade de Matias Barbosa- MG. 2016. 69 p. Trabalho Final de Curso (Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária). Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Juiz de Fora- MG, 2016.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

PEREIRA, Claudia Rakel Pena. PLANEJAMENTO URBANO E GESTÃO DE RISCO DE INUNDAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BACANGA – SÃO LUÍS, MA . Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 129–150, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.14985. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14985. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS