A PAISAGEM URBANA ENQUANTO ESPAÇO SOCIOCULTURAL DE CONSUMO DO POP

Autores

  • Maxwell Cavalcanti Xavier Mestrando em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.14962

Palavras-chave:

geografia cultural, cultura pop, cidade, consumo, espaço urbano

Resumo

A cultura pop, amplamente difundida no espaço urbano, é um elemento fundamental para a compreensão das transformações que ocorrem no espaço urbano. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo a reflexão acerca das modificações socioespaciais da paisagem urbana ocasionada pelo advento e propagação da cultura pop nas cidades para o consumo. Tendo como base o conceito geográfico de paisagem, será debatido a relação da cultura pop e suas percepções na construção da paisagem - real e imaginária - criadas para a produção de um desejo de consumo de lugares ícones da cultura de massa, e como a atual sociedade do consumo reverbera na cultura e no espaço urbano.

Biografia do Autor

Maxwell Cavalcanti Xavier, Mestrando em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bolsista CAPES. Graduado em Licenciatura plena em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto Compartimentação Geoecológica e aspectos do uso e ocupação do solo em Bacias Hidrográficas: aporte para planejamento ambiental, com foco nos usos múltiplos da água no médio curso da Bacia Hidrográfica do Potengi (2019 e 2020). Ex-Integrante do Grupo de Pesquisa em Geoecologia das Paisagens, Educação Ambiental e Cartografia Social (GEOPEC) (2020-2022). Petiano Egresso do Programa de Educação Tutorial (PET) de Geografia da UFRN (2019 - 2021). Estagiou como professor auxiliar na rede municipal de ensino na Escola Municipal Antônio Campos (2017 e 2018). Membro do Grupo de Pesquisa Festas, Identidades e Territorialidades (FIT/CNPq).

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Publicado

09-02-2024

Como Citar

CAVALCANTI XAVIER, Maxwell. A PAISAGEM URBANA ENQUANTO ESPAÇO SOCIOCULTURAL DE CONSUMO DO POP. Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 17, p. 80–96, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.14962. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14962. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS