CULTURA, RELIGIÃO E ESPAÇO: O PAPEL DA IGREJA CATÓLICA NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14774

Palavras-chave:

espaço sagrado, relações sócio-espaciais, espaço urbano

Resumo

Ultimamente a discussão do papel da dimensão simbólica vem ganhando destaque no campo da geografia principalmente na análise da dimensão da percepção, representação e vivência no lugar principalmente ao tratar os dois polos entre o sagrado e o profano um universo de conhecimentos que se mostram em florescimento para o fortalecimento das relações socioespaciais. Por esse sentido, o seguinte trabalho parte da necessidade de avaliar á contribuição do espaço sagrado da igreja católica matriz do município paraibano de São Vicente do Seridó na construção, organização dos primeiros impulsos do meio urbano  da realidade municipal, além de destacar os principais fatores de modificação dos sentidos do sagrado e suas tendências mediante o avanço da aglomeração urbana na medida os acréscimos de novos conteúdos. Nessa condição, para tanto, foi utilizado os seguintes procedimentos metodológicos: A priori houve a delimitação da temática e em um segundo momento, o processo de organização do material teórico para o desenvolvimento da análise em paralelo com analises de observação de campo (dos objetos de manifestação do sagrado), e por fim a etapa de cruzamento dos dados secundários com os primários obtidos mediante entrevista populares da região, assim buscando intercalar o espaço urbano, a cultura e o simbólico religioso.

 

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agrária no nordeste. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1986.

ALVES, Rubem. O que é religião?. 15. ed. São Paulo: Editora Loyola, 2014.

CASSIRER, Ernst. A Filosofia das Formas Simbólicas, vol. 1 A Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, [2001] 1923.

CORRÊA, Roberto Lobato. ESPAÇO, UM CONCEITO-CHAVE DA GEOGRAFIA. In: CASTRO, Iná Elias de. (Org). Geografia: Conceitos e Temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

DUNCAN, J. S. O supra-orgânico na Geografia Cultural Americana. Tradução de Beatriz Juaçaba e Maria Facó. In: CORRÊA, R. L. ; ROSENDAHL, Z. (orgs.) Introdução à Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 63-102.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. A essência das religiões. Lisboa: Edições Livro do Brasil, 1962.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. História do Município de São Vicente do Seridó-PB. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2022.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

ROSENDAHL, Zeny. O ESPAÇO E RELIGIÃO: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA. Rio de Janeiro: UERJ/NEPEC, 1996.

SAUER, Carl. “The morphology of Landscape”. University of California, Publications in Geography, vol 2, n° 2, 1925, p. 19-54.

SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2013.

SANTOS, M. O trabalho do geógrafo no terceiro Mundo. 5. ed. São Paulo:Edusp, 2013.

SANTOS, M. Metamorfoses do Espaço Habitado. 1. ed. São Paulo: Hucitec, 1988.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: uma perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2015.

WAGNER, Philip L; MIKESELL, Marvin W. Os temas da Geografia Cultural. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Org). introdução á geografia cultural. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Natan Barboza de; ATTEM, Gabriel Madureira. CULTURA, RELIGIÃO E ESPAÇO: O PAPEL DA IGREJA CATÓLICA NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 151–169, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.14774. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14774. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS