EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DAÚLIA ANGÉLICA EM VERA CRUZ-BA

Autores

  • Ana Beatriz Câmara Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marlison dos Anjos Carvalho Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2022.13360

Palavras-chave:

educação ambiental, práxis transformadora, ambiente escolar, consciência ambiental crítica

Resumo

Esta pesquisa buscou aprofundar a compreensão das representações sobre o Cerrado na produção acadêmica brasileira, encontrada exclusivamente no Google Acadêmico, que é uma fonte de livre e fácil acesso; além de apresentar mapas conceituais com as principais ideias de cada um dos conceitos mais comumente empregados ao se falar do assunto. A questão do livre acesso é primordial, neste caso, pois se trata de uma proposta para auxiliar alunos e professores das redes de educação brasileira sobre as abordagens do tema explorado no presente trabalho. Metodologicamente, buscou-se, a partir da pesquisa bibliométrica, selecionar as obras que, de alguma forma, explorassem a temática Cerrado em seu discurso e, em seguida, analisar os trabalhos que apresentassem uma abordagem de cunho mais conceitual. Os conceitos buscados foram: bioma, domínio morfoclimático, ecossistema, região e território. Esses mesmos conceitos foram utilizados como eixo estruturante na elaboração dos mapas conceituais. O levantamento revelou que a produção científica, no que cerne a compreensão teórica do Cerrado sob a ótica de algum conceito, ainda não é muito difundida e há lacunas nos trabalhos que buscam explicar os motivos pelos quais são vinculados a determinadas classificações. Constatou-se maior número de trabalhos vinculados ao conceito de bioma, e, no caso do conceito de região, não se encontrou nenhuma produção em língua portuguesa com abordagem conceitual. A intencionalidade de elaborar os mapas conceituais se traduz pela eficácia de se apresentar sinteticamente os principais componentes dos conceitos aos leitores, proporcionando melhor compreensão.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Câmara Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Geografia

Marlison dos Anjos Carvalho, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido - IFRN, Campus Zona Leste - EAD.

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Publicado

03-03-2023

Como Citar

MACIEL, Ana Beatriz Câmara; CARVALHO, Marlison dos Anjos. EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DAÚLIA ANGÉLICA EM VERA CRUZ-BA. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 14, p. 24–47, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2022.13360. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/13360. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS