GAMEFICAÇÃO & ENSINO DE FILOSOFIA
O USO DA JOGOS E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2025.19033Resumo
A inserção da Filosofia no ensino médio impulsionou uma reflexão necessária sobre as práticas pedagógicas da disciplina, especialmente no contexto da educação profissional e tecnológica oferecida pelos Institutos Federais. Este artigo discute a utilização de elementos lúdicos tais como o uso de jogos, dinâmicas e outras experiências de gamificação no ensino de Filosofia da Educação Profissional Tecnológica, considerando que visões de mundo e concepções antropológicas influenciam as práticas educativas e a utilização histórico-critica dos recursos didáticos. Partindo de uma pesquisa bibliográfica e de experiências desenvolvidas no Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia, em projetos como Jogando com o Saber (Campus Macau) e Gamificação e Ludicidade no Ensino de Filosofia (Campus Mossoró), busca-se analisar as potencialidades e limites do uso do lúdico na formação filosófica dos estudantes do ensino médio integrado. Fundamentado em autores como Huizinga, Walter Benjamin, Hannah Arendt, Brougère e Machado, o texto sustenta que a ludicidade não deve ser vista apenas como recurso motivacional, mas como prática capaz de articular imaginação, fantasia e razão vital, aproximando o filosofar dos desafios do mundo do trabalho e da vida. O objetivo é contribuir para a reflexão sobre os atuais desafios do professor de Filosofia diante das novas tecnologias e metodologias, reafirmando a especificidade formativa da disciplina.
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