GAMEFICAÇÃO & ENSINO DE FILOSOFIA

O USO DA JOGOS E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Autores

  • Euza Raquel de Sousa Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2025.19033

Resumo

A inserção da Filosofia no ensino médio impulsionou uma reflexão necessária sobre as práticas pedagógicas da disciplina, especialmente no contexto da educação profissional e tecnológica oferecida pelos Institutos Federais. Este artigo discute a utilização de elementos lúdicos tais como o uso de jogos, dinâmicas e outras experiências de gamificação no ensino de Filosofia da Educação Profissional Tecnológica, considerando que visões de mundo e concepções antropológicas influenciam as práticas educativas e a utilização histórico-critica dos recursos didáticos. Partindo de uma pesquisa bibliográfica e de experiências desenvolvidas no Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia, em projetos como Jogando com o Saber (Campus Macau) e Gamificação e Ludicidade no Ensino de Filosofia (Campus Mossoró), busca-se analisar as potencialidades e limites do uso do lúdico na formação filosófica dos estudantes do ensino médio integrado. Fundamentado em autores como Huizinga, Walter Benjamin, Hannah Arendt, Brougère e Machado, o texto sustenta que a ludicidade não deve ser vista apenas como recurso motivacional, mas como prática capaz de articular imaginação, fantasia e razão vital, aproximando o filosofar dos desafios do mundo do trabalho e da vida. O objetivo é contribuir para a reflexão sobre os atuais desafios do professor de Filosofia diante das novas tecnologias e metodologias, reafirmando a especificidade formativa da disciplina.

Biografia do Autor

Euza Raquel de Sousa, Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestra em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e graduada em Filosofia (2007), é professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Mossoró, onde atua no ensino de Filosofia em diferentes modalidades. Desenvolve pesquisas em epistemologia das ciências, filosofia da técnica e da tecnologia, ética e filosofia ambiental, com enfoque em educação filosófica, diversidade e inclusão. Coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e participa de projetos e coletivos voltados para arte, gênero e questões étnico-raciais.

Downloads

Publicado

09/09/2025