DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2023.8135

Palavras-chave:

Gestão educacional, reflexão, desafios, contribuições.

Resumo

O desejo de analisar a maneira como se tem caminhado a gestão pública educacional no município de Riacho da Cruz-RN, e, de um modo geral no Brasil, instiga a realização de uma investigação para além dos dados oficiais, adentrando espaços onde a gestão pública se desenvolve, de fato, por meio de ações, programas, projetos, que, mais do que números, podem refletir de maneira clara na compreensão sobre a realidade educacional no contexto observado. É nesta perspectiva que se desenvolve o presente estudo, pautando-se em autores como: LIBÂNEO (2011), LUCK (2006), NOMA (2007), KRAWCZYK (2000), dentre outros. O estudo segue uma abordagem qualitativa, tomando como instrumento uma investigação do tipo exploratória munindo-se de uma pesquisa de campo realizada junto a profissionais da área da educação com o intuito de levantar informações acerca da gestão educacional a nível local. As analises proferidas permitem identificar a necessidade de construção, no campo de estudo, de iniciativas próprias, capazes de fortalecer atividades que contribuam para a manutenção de bons índices e solidificação de práticas inovadoras que garantam o pleno desenvolvimento dos cidadãos. Oportunamente, partindo do entendimento das possíveis fragilidades existentes e refletindo acerca das proposições para o futuro, pode-se além de incitar o entendimento, consolidar iniciativas para o fortalecimento da gestão pública educacional no município investigado e para além dele.

Biografia do Autor

José Lázaro Inácio de Melo, IFRN Campus EaD - Polo "Sertão das Caraubeiras" Caraúbas/RN

Gestão Pública - Pedagogia - Educação

Bernardino Galdino de Sena Neto, IFRN

Mestre em Educação Profissional (2018) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRN; Especialista em Gestão Pública (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN; Graduado em Administração Pública (2014) e em História (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Tem experiência com docência superior na UFRN, IFRN e UVA; com orientação de Trabalho de Conclusão de Curso em nível de graduação na UFRN e em nível de Especialização Lato Sensu no IFRN; e com atividades de Tutoria a Distância e Presencial na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Tutoria Presencial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN.

Referências

ARAÚJO, Michelle Sena Rosa. Políticas de Gestão Educacional no Brasil e no Maranhão contemporâneos (1998-2002). III Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís – MA, 28 a 30 de agosto 2007.

BRASIL. IDEB: resultados - Riacho da Cruz-RN. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso em: Out, 2018.

BRASIL. Riacho da Cruz-RN. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/riacho-da-cruz/panorama. Acesso em: Julho 2018. IBGE Cidades, 2015.

BRASIL. Consulta de Repasses por município: Riacho da Cruz-RN. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_result_pc. Acesso em: Out. 2018.

BRASIL. Plano Municipal de Educação – PME. Riacho da Cruz/RN: SMECD, 2015.

BRASIL, Riacho da Cruz/RN. Disponível em: http://www.meumunicipio.org.br/meumunicipio/municipio/241070. Acesso em Jul. 2018.

BRASIL, Dados Municipais: Riacho da Cruz – Subsídios para elaboração do PPA Municipal. Boletim, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Disponível em: SAGI - http://aplicacoes.mds.gov.br/. Acesso em Jul. 2018.

BRASIL. Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação: FUNDEB – Riacho da Cruz (Meses: 08, 09 e 10/2018). Disponível para consulta do endereço eletrônico: https://www42.bb.com.br/portalbb/daf/beneficiarioList,802,4647,4652,0,1,1.bbx?cid=26214. Acesso em: Out. 2018.

HORA, Dinair Leal da. Educação e gestão educacional na sociedade brasileira contemporânea: algumas reflexões. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/ /1212/1026. Acesso em: Ago. 2018. Nov. 2003.

KRAWCZYK, Nora. A construção social das políticas educacionais no Brasil e na América Latina. ____In: KRAWCZYK, Nora.; CAMPOS, Maria Malta; HADDAD, Sérgio (Orgs.). O cenário educacional

latino-americano no limiar do século XXI: reformas em debate. Campinas: Autores Associados, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. “O sistema de organização e gestão da escola” In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

LUCK, Heloisa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Série: Caderno de Gestão. - Petrópolis/RJ: Vozes, 2006.

________. A evolução da Gestão Educacional a partir de mudança paradigmática. PROGESTÃO. Disponível em: https://progestaoead.files.wordpress.com/2009/09/a-evolucao-da-gestao-educacional-h-luck.pdf. Acesso em: Jul. 2018.

NOMA, Amélia Kimiko. LARA, Ângela Mara de Barros. Modelo de gestão educacional no Brasil nos anos 1990. Disponível em: http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/17.pdf. Acesso em: Ago. 2018. Publicação: 2007.

RESENDE, Guilherme Mendes. CAMARGO, Reinaldo Soares de. MATA, Daniel da. Uma Análise da Educação nos Municípios Brasileiros no Período 1991-2000. In_______. Dinâmica dos Municípios. Cap. 3. - IPEA: Brasília, 2008.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. – 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012.

Downloads

Publicado

12-01-2024

Edição

Seção

Artigos