QUAL O VALOR DOS SEUS PROCESSOS? UMA PROPOSTA PARA BUSINESS INTELLIGENCE
DOI:
https://doi.org/10.15628/empricabr.2019.7717Palavras-chave:
Business Intelligence, Business Process Management, Proposta de valorResumo
Mudanças constantes fazem parte do ambiente corporativo das empresas que querem manter sua vantagem competitiva perante seus concorrentes, adaptando-se às demandas exigidas pelo mercado, tanto para seu próprio crescimento como até mesmo para sua sobrevivência. Assim, o uso de tecnologias de Business Intelligence no apoio à tomada de decisão não é mais novidade. Entretanto, a adaptação dos processos dessa área, muitas vezes, não acompanha a velocidade de mudança do ambiente da organização onde a empresa está inserida, diminuindo a geração do seu valor esperado. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar o valor a ser entregue pela área de Business Intelligence de uma organização e sugerir a estruturação de processos gerando valor alinhado à estratégia a partir de práticas de Business Process Management. O método utilizado foi baseado em um estudo de caso realizado em uma empresa multinacional de tecnologia da informação, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário semiestruturado baseado no método Value Proposition Design. O resultado deste estudo explorou uma elaboração original de propostas de valor para os processos, que possibilitou sua identificação, análise e desenho. Conclui-se que é importante construir um ambiente de melhoria contínua para que os processos possam acompanhar a evolução e mudanças da empresa, e é fundamental direcionar todas as melhorias e ações para atender ao que é esperado pelo cliente. Como continuidade do estudo sugere-se avançar em outras áreas de conhecimento de Business Process Management, implementando práticas de gerenciamento de desempenho para acompanhamento do desempenho dos processos-chave.Referências
BARBIERI, Carlos. BI – Business Intelligence – Modelagem & Tecnologia. Rio de Janeiro: Editora Axcel Books, 2001.
CBOK, BPM. Guia para o Gerenciamento de Processo de Negócio Corpo Comum de Conhecimento. Association of Business Process management Professionals. ABPMP BPM CBOK, v.3, 2013.
CAZELLA, Sílvio César. Tecnologias para inteligência competitiva. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2011.
KITCHEN, Philip J.; DALY, Finbarr. Internal communication during change management. Corporate Communications: An International Journal, v. 7, n. 1, p. 46-53, 2002. DOI: https://doi.org/10.1108/13563280210416035
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves; BERNARDA, Greg; SMITH, Alan. Value proposition design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons, 2014.
PRIMAK, F. V. Decisões com B.I. (Business Intelligence). Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, 2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.