QUAL O VALOR DOS SEUS PROCESSOS? UMA PROPOSTA PARA BUSINESS INTELLIGENCE

Autores

  • Jéssica Liliane Peña Figueiredo Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)
  • Claudio Testoni Cardozo Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)
  • Oscar Rudy Kronmeyer Filho Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2019.7717

Palavras-chave:

Business Intelligence, Business Process Management, Proposta de valor

Resumo

Mudanças constantes fazem parte do ambiente corporativo das empresas que querem manter sua vantagem competitiva perante seus concorrentes, adaptando-se às demandas exigidas pelo mercado, tanto para seu próprio crescimento como até mesmo para sua sobrevivência. Assim, o uso de tecnologias de Business Intelligence no apoio à tomada de decisão não é mais novidade. Entretanto, a adaptação dos processos dessa área, muitas vezes, não acompanha a velocidade de mudança do ambiente da organização onde a empresa está inserida, diminuindo a geração do seu valor esperado. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar o valor a ser entregue pela área de Business Intelligence de uma organização e sugerir a estruturação de processos gerando valor alinhado à estratégia a partir de práticas de Business Process Management. O método utilizado foi baseado em um estudo de caso realizado em uma empresa multinacional de tecnologia da informação, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário semiestruturado baseado no método Value Proposition Design. O resultado deste estudo explorou uma elaboração original de propostas de valor para os processos, que possibilitou sua identificação, análise e desenho. Conclui-se que é importante construir um ambiente de melhoria contínua para que os processos possam acompanhar a evolução e mudanças da empresa, e é fundamental direcionar todas as melhorias e ações para atender ao que é esperado pelo cliente. Como continuidade do estudo sugere-se avançar em outras áreas de conhecimento de Business Process Management, implementando práticas de gerenciamento de desempenho para acompanhamento do desempenho dos processos-chave.

Biografia do Autor

Jéssica Liliane Peña Figueiredo, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

Graduada em Análise e Desenvolvimento de Software pela Faculdade de Tecnologia Tec Brasil – FTEC. Sr. Analista de Business Intelligence na empresa Dell & EMC. Esp. MBA em Business Process Management.

Claudio Testoni Cardozo, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

Professor, Mestre em Gestão e Negócios pela Universidade Vale dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Poitiers - Institut d'Administration des Entreprises, França. MBA Esp. em Gestão de Processos de Negócio pela Universidade Vale dos Sinos (UNISINOS).

Oscar Rudy Kronmeyer Filho, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

Professor e pesquisador da UNISINOS. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador de MBA nos seguintes cursos: BPM - Business Process Management, GNTI - Business Management e Information Technology e Pós-MBA em Inteligência Competitiva na UNISINOS.

Referências

BARBIERI, Carlos. BI – Business Intelligence – Modelagem & Tecnologia. Rio de Janeiro: Editora Axcel Books, 2001.

CBOK, BPM. Guia para o Gerenciamento de Processo de Negócio Corpo Comum de Conhecimento. Association of Business Process management Professionals. ABPMP BPM CBOK, v.3, 2013.

CAZELLA, Sílvio César. Tecnologias para inteligência competitiva. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2011.

KITCHEN, Philip J.; DALY, Finbarr. Internal communication during change management. Corporate Communications: An International Journal, v. 7, n. 1, p. 46-53, 2002. DOI: https://doi.org/10.1108/13563280210416035

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves; BERNARDA, Greg; SMITH, Alan. Value proposition design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons, 2014.

PRIMAK, F. V. Decisões com B.I. (Business Intelligence). Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, 2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

22-07-2022

Edição

Seção

Artigos