O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE A OFERTA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EM UM INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO

Autores

  • Rafael Alexandre Nascimento da Silva IFRN
  • Thiago José de Azevedo Loureiro IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7564

Palavras-chave:

Educação à Distância, Evasão, Gestão Pública, IFRN, PNAP

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a oferta da pós-graduação em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, através do quantitativo de vagas e sua disposição por diferentes regiões do estado, e do aproveitamento entre alunos formados e desligados durante o curso. A pesquisa apresentou exploratório-descritivo, utilizou-se de procedimentos técnicos de pesquisas bibliográfica e documental para a fundamentação teórica, e para analisar as informações do relatório gerencial que integram o SisUAB, disponibilizado pela coordenação do curso. Em um contexto de avanços tecnológicos, evolução e a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação pelo setor público brasileiro, e necessidade de qualificação da gestão pública no país, foi criado o Programa Nacional de Formação em Administração Pública. O PNAP é pioneiro na qualificação de gestores já inseridos na gestão pública em nível de pós-graduação, ao possibilitar a oferta de cursos na modalidade EAD. Um aspecto relevante na oferta de vagas do IFRN a distribuição geográfica dos polos, com a maioria delas destinadas para cidades do interior do estado, percebe-se o intuito de elevar o nível da gestão pública além dos grandes centros urbanos. Porém, em todas as turmas, concluídas ou não, destaca-se o percentual de alunos desligados, a evasão, superior à meta estipulada pela instituição.

Referências

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Publicado

09-01-2022

Edição

Seção

Artigos