VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PESSOAS NA GESTÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPANGUAÇU/RN.

Autores

  • Thaisa Sayonara de Medeiros Ferreira IFRN
  • Thiago José de Azevedo Loureiro IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7559

Palavras-chave:

Gestão do Desempenho, Avaliação, Gestão pública

Resumo

As organizações públicas necessitam que novos conceitos sejam desenvolvidos e postos em prática para que elas se mantenham eficientes diante dos crescentes desafios. Por meio do desenvolvimento da gestão do desempenho de pessoas e posterior aproveitamento do potencial de seus colaboradores as organizações podem alcançar esse êxito (TEIXEIRA, 2014). Diante disso, buscou-se saber se a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu desenvolve essa sistemática e se os seus gestores estão utilizando suas potenciais habilidades para conduzir seus liderados, neste fim. Objetivou-se, com isso, analisar a existência de uma cultura favorável a implementação da gestão do desempenho de pessoas em tal organização. Constatou-se a existência de limitações funcionais e estruturais. Quanto aos métodos a pesquisa caracterizou-se como exploratória, básica e quanti-qualitativa e a pesquisa de campo foi utilizada para obtenção dos dados. Por fim, propôs-se algumas alternativas que podem auxiliar na implementação da gestão do desempenho de pessoas considerando os interesses, as necessidades e realizações tanto da organização como dos indivíduos

Referências

ARAÚJO, L.C.G.; GARCIA, A.A. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2. edição. São Paulo: Atlas, 2009.

BARBOSA, Livia. “Meritocracia à Brasileira: o que vem a ser desempenho no Brasil?” Revista do ‘Serviço Público. Ano 47, Volume 120, Número 3. Set-Dez 1996. Disponível em: <http://bresserpereira.org.br/Documents/MARE/Terceiros-Papers/96-Barbosa,L%C3%ADvia47(3).pdf>. Acesso em: 10 de jul. de 2017.

FERRER, Florência; LIMA, Cristian. Gestão Pública Eficiente: impactos econômicos de governos inovadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MARRAS, Jean Pierre; TOSE, Marília de G. L. e Silva. Avaliação de desempenho humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

SILVA, Cassiano Machado; ORSI, Ademar. Gestão de Desempenho no setor público: dificuldades e alternativas de solução. In TEIXEIRA, Hélio Janny; BASSOTI, Ivani Maria e SANTOS, Thiago Souza (Org.): Mérito, Desempenho e Resultados – ensaios sobre gestão de pessoas para o setor público. 1 ed. – São Paulo: FIA/USP, 2014

Downloads

Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos