CRESCIMENTO VERSUS DESENVOLVIMENTO LOCAL: UMA ANÁLISE ENTRE O PIB E A RENDA MÉDIA DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Henrique Eduardo de Oliveira IFRN
  • Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7553

Palavras-chave:

Desenvolvimento Local, PIB, Renda Média, Estimativa de Produção

Resumo

O crescimento e o desenvolvimento local influenciam diretamente na qualidade de vida da população, como também, possibilita oportunidades para novos investimentos. Este artigo pretende observar esta possível relação através de uma pesquisa exploratória e descritiva sobre esta reflexão. Utilizando-se alguns índices e dados coletados, esta pesquisa procura esclarecer possíveis desencontros entre o Produto Interno Bruto e variáveis dependentes como a Renda Média, a Estimativa de População e o IDH médio dos 167 municípios que formam o Estado do Rio Grande do Norte. Como objeto de estudo, serão expostos, os principais dados coletados dos 10 municípios mais desenvolvidos e os 10 menos desenvolvidos segundo cada variável analisada neste contexto. Finalmente, procura-se através desta pesquisa analisar os principais desencontros observados neste estudo, pretendendo-se com tal ação, propor aos gestores, pesquisadores e demais interessados nesta temática, possibilidades de mudanças estratégicas visando um crescimento e desenvolvimento local mais equilibrado, de acordo com o potencial de seu município. Conclui-se que o Rio Grande do Norte possui um grande potencial local, concentrado em pequenos nichos ligados a setores específicos como: indústria, turismo, extração (mineral, sal e petróleo) e importação. Em alguns municípios a disparidade entre o PIB e a Renda Média é observada diante da falta de infraestrutura adequada, não permitindo o desenvolvimento equilibrado e com isso, o giro de capital não é observado nas cidades menores, muito menos a Renda Média reflete o real potencial do município.

Referências

AZEVEDO, Francisco Fransualdo de. Reestruturação produtiva no Rio Grande do Norte. Mercator, Fortaleza, v.12, n. esp. 2, set. 2013, p. 113-132. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/viewFile/1178/500> Acesso em: 12 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.4215/RM2013.1202.0008

BRESSER-PEREIRA, Luis Carlos. O conceito histórico de desenvolvimento econômico.mar. 2006. Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br/papers/2006/06.7-ConceitoHistoricoDesenvolvimento.pdf> Acesso em: 15 mai. 2017.

FONSECA, Manoel Alcino Ribeiro da. Planejamento e desenvolvimento econômico. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

Downloads

Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos