TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA: UM DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA-RN

Autores

  • Roberta Cristina da Cunha Tavares IFRN
  • Jassio Pereira de Medeiros IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7541

Palavras-chave:

Transparência Pública, Participação, Controle Social.

Resumo

A pesquisa objetiva analisar o processo de transparência da gestão pública do município de Afonso Bezerra- RN, levando em consideração enfoques diferenciados na análise da participação dos servidores públicos envolvidos no processo administrativo, investigando as opiniões dos mesmos acerca da transparência, como também verificar como ocorre a participação dos cidadãos na gestão pública do município, aproximando-se de uma análise de conteúdo, sob diferentes registros e discursos, visando proporcionar uma visão geral do conceito e perspectiva da transparência pública na prática do município de Afonso Bezerra- RN. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de análise quantitativa e qualitativa. Para tanto, foram utilizadas entrevistas com os servidores dos poderes executivo e legislativo municipal, questionários aplicados aos cidadãos residentes no município, observação de práticas cotidianas voltadas ao alcance da transparência pública, bem como análises documentais como leis e decretos municipais sobre a temática em estudo. Com os resultados, verificou-se que a sociedade Afonso-bezerrense não compreende, claramente, o processo de transparência pública, bem como a forma como se dá essa transparência na prática e, sem essa condição, não há a possibilidade de um envolvimento eficaz da sociedade para a fiscalização da administração pública. Considera-se, com isso, existir a necessidade de instituir metodologias para ampliar o entendimento dos cidadãos acerca da temática, sendo estes os fiscalizadores dos atos públicos.

Referências

AGUIAR, Ubiratan Diniz de; FIGUEIREDO, Alexandre; FIGUEIREDO, Pedro Ângelo Sales. Controle Social das Contas Públicas; O Papel do Controle Externo TCU, TCE, TCM; 03. Disponível em: www.tcm.ce.gov.br. Acesso em: maio de 2017.

ARAÚJO, Maria Arlete Duarte. Responsabilização da administração pública: limites e possibilidades do gestor público. In: Construindo uma Nova Gestão Pública – Coletânea de textos do I Ciclo de Palestra organizado pela Escola de Governo do RN –Natal, RN: SEARH/RN, 2010.

BEHN, Robert D. O novo paradigma da gestão pública e a busca da accountability democrática. Revista do serviço público, São Paulo, ano 49, n. 10: 5-44, out. /dez. 1998. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v49i4.399

FRANÇA, Socorro; FEITOSA, Leilyane Brandão. Controle Social das Contas Públicas; O papel do Ministério Público de servir o cidadão e à comunidade; 07. Disponível em: www.tcm.ce.gov.br. Acesso em: maio de 2017.

GOMES, Eduardo G. M. Gestão por Resultados e eficiência na Administração Pública: uma análise à luz da experiência de Minas Gerais. São Paulo: EAESP/FGV, 2009, 187 p. Tese de Doutorado em Administração Pública e Governo da EAESP/FGV, Área de Concentração: Transformações do Estado e Políticas Públicas.

REIS, Kátia Marilda Rodrigues dos; SANTOS, Lúcia Maria Barbosa dos; RIOS, Maria Conceição Dantas. A Transparência na Gestão Pública. Salvador, 2002. 29 f.

SANO, Hironobu. Nova Gestão Pública e accountability: o caso das organizações sociais paulistas. São Paulo: FGV/EAESP, 2003, 149 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-graduação na FGV/EAESP, Área de Concentração: Governo e Sociedade Civil no Contexto Local.

Downloads

Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos