A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO ATUAL: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO NA CIDADE DO NATAL-RN

Autores

  • Joanna de Oliveira Guerra IFRN
  • Ernesto Alexandre Tacconi Neto IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2018.7539

Palavras-chave:

Democracia, Participação Social, Orçamento Participativo, Gestão Municipal, Natal.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a realização do Orçamento Participativo (OP) na cidade do Natal-RN. O tema é abordado sob um viés teórico, empírico e didático, onde buscou-se realizar um balanço histórico-analítico acerca da execução do OP na cidade. Para isso, foram realizadas pesquisas de caráter primário e secundário através de entrevistas com técnicas envolvidas na operacionalização do OP Natal e com delegados desse; e de consultas ao conteúdo de relatórios disponibilizados pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) e aos estudos já realizados sobre o OP. Buscou-se um aporte teórico em autores que discutem conceitos como descentralização, participação social e cultura política. Como resultados, observa-se que, com o passar dos anos, mais especificamente nas gestões de Carlos Eduardo Alves, o OP Natal ganhou destaque pelas ideias inovadoras que agregou a sua metodologia, como a implementação do OP Virtual, por exemplo, que contribuiu de forma significativa para o aumento da participação popular no processo. Todavia, a crise econômica que afetou o Brasil, principalmente durante o triênio 2015-2016-2017, contribuiu de modo negativo para a execução das obras e serviços deliberados através do OP, o que gerou um grande descrédito por parte dos delegados que anualmente participam do processo, enfraquecendo o principal mecanismo de participação social existente na cidade do Natal.

Referências

ALBUQUERQUE NETA, Terezinha Cabral de. Entre a potência e o ato: atitudes políticas e percepções de mobilização em Natal e Porto Alegre. Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

ALMEIDA, Lindijane de Souza Bento. A gestão participativa em administrações municipais: as experiências de Natal e Maceió. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006.

AVRITZER, Leonardo. Instituições participativas e desenho institucional: algumas considerações sobre a variação da participação no Brasil democrático. In: Opinião Pública, vol. 14, nº 1, 2008.

BAQUERO, Marcello. Cultura política participativa e desconsolidação democrática: reflexões sobre o Brasil contemporâneo. São Paulo em Perspectiva, v. 15, n. 4, 2001, p. 98-104.

CLEMENTINO, Maria do Livramento Miranda. Decifrando a participação: montagem de uma experiência de Orçamento Participativo. II Encontro Nacional de Estudos Estratégicos, São Paulo, 16 a 18 de agosto de 1995.

Downloads

Publicado

16-04-2019

Edição

Seção

Artigos