AVALIAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO 5/2016 NO IFRN

Autores

  • ÉRICA LUANA SANTOS IFRN.
  • Gerda Camelo IFRN
  • Danielle Bezerra IFRN
  • Werllanya Lima IFRN
  • Edvaldo Galvão IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empricabr.2019.7174

Palavras-chave:

Licitação, Pregão, Administração Pública,

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a avaliação do Pregão eletrônico 5/2016 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o qual se encontra disponível no site comprasnet.gov.br. Nesta perspectiva, busca mostrar a análise estrutural da licitação do registro de preços para aquisição de material de expediente para o Campus Natal-Nentral/IFRN para os exercícios 2016 e 2017? como também, analisar as características, metodologia e funcionamento do trâmite, mostrando a execução e visando conhecer a capacitação dos colaboradores para atender as necessidades da Instituição. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, composta de dados primários e secundários que comprovem o processo licitatório? além de baseada em material já publicado através da publicidade no site do IFRN e compras.net, constituído principalmente de livros no acervo da biblioteca do IFRN CNAT para o levantamento bibliográfico de livros sobre Administração geral e pública, parcerias na administração pública, licitações e metodologia científica, pesquisa exploratória e descritiva? aponta um estudo de caso de natureza qualitativa, abrangendo também entrevista aplicada ao setor de licitações, no intuito de responder aos objetivos propostos. Concluiu¬-se que ao artigo possibilitou o conhecimento referente a Lei 8.666/93 da licitação e o aprimoramento do andamento do processo.

Biografia do Autor

ÉRICA LUANA SANTOS, IFRN.

Graduada em Tecnologia em Comércio Exterior e Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atua em projetos de pesquisa nas áreas de gestão de recursos sólidos e licitações públicas.

Referências

ANDRADE Maria Margarida de Andrade. Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. 6 ed. São Paulo: Atlas,2003.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

FONSECA, Marco Adriano Ramos. PREGÃO ELETRÔNICO: uma análise de sua evolução histórico-legislativa e das inovações decorrentes do Decreto nº 5.450/2005. In: FONSECA, Marco Adriano Ramos. Pregão Eletrônico: uma análise de sua aplicabilidade e eficácia na Administração Pública Federal. Maranhão: Editora Impactus, 2007. p. 1-10.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.,

Mayring, Ph. (2002). Einführung in die qualitative Sozialforschung [Introdução à pesquisa social qualitativa]. (5ª ed.). Weinheim: Beltz

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 41. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2015.

PAIM, Rafael; CARDOSO, Vinicius; CAULLIRAUX, Heitor. GESTÃO DE PROCESOS: PENSAR, AGIR E APRENDER. Porto Alegre: Bookman, 2009.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba : UnicenP, 2007.

REZENDE, Aline Martins Ribeiro Tavares; REIS, André Abreu; DUARTE, Jean Mattos. A EXPERIÊNCIA MINEIRA NA INTEGRAÇÃO DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA À GESTÃO DAS COMPRAS PÚBLICAS: SOLUÇÕES PARA O CONTROLE DA MARGEM DE REALIZAÇÃO DE NOVAS DESPESAS Aline. V Congresso Consad de GestÃo PÚblica, Brasilia, v. 5, n. 5, p.1-31, 6 jun. 2012.

SANCHES, Oswaldo Maldonado. O CICLO ORÇAMENTÁRIO: UMA REAVALIAÇÃO À LUZ DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. Administração Pública, Brasilia, v. 4, n. 27, p.54-76, out. 93.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física.5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Downloads

Publicado

22-07-2022

Edição

Seção

Artigos