Uma analise do impacto do comércio eletrônico no aumento das vendas e da sua influencia no comercio exterior
DOI:
https://doi.org/10.15628/empricabr.2019.5672Palavras-chave:
empresas, comércio eletrônico, redução de custos.Resumo
Atualmente tem crescido consideravelmente o número de empresas a vender produtos através da internet, isso devido a rápida difusão dessa ferramenta no mundo globalizado e também ao tempo que as pessoas não dispõem de comprar nas lojas físicas. Uma vez que as mesmas se encontram cada vez mais atarefadas. Isso faz com que a procura por produtos por meio da internet aumente e consequentemente aumente também o número de vendas, o que acarreta ganhos estrondosos para empresas de todo porte, já que o número de compras faz com que seu lucro aumente significativamente. Sendo assim o presente estudo busca identificar o impacto do comércio eletrônico no aumento das vendas por meio da internet. Na metodologia adotou-se as pesquisas do tipo exploratória-descritiva de natureza quantitativa. Onde os dados serão levantados através de pesquisas bibliográficas, nos mais diversos sites especializados em e-commerce. Na análise foi estudado o perfil do comércio eletrônico no mundo e no Brasil em 2015 e analisado como aconteceu a prática de cross border no mesmo período assim também como foi mostrado de forma resumida três casos de sucesso a operar no segmento de e-commerce no país. Quanto a conclusão foi possível concluir que o impacto do comércio eletrônico no aumento das vendas por meio da internet, tende a ser cada vez mais positivo tanto em faturamento quanto em volume de pedidos.Referências
ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico, modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/rae/v40n2/v40n2a12.pdf>
Acesso em: 14/12/2016.
ALMEIDA, Edson Junior. Comércio eletrônico.
Vantagens e desvantagens do comércio eletrônico. Disponível em:
<http://www.consulting.com.br/edsonalmeidajunior/admin/downloads/comercioeletronico.pdf>
Acesso em: 18/12/2016.
AZEVEDO, Marcelo Goberto. Desvantagens do comércio eletrônico. Disponível em:
<https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/desvantagens-do-comercio-eletronico/>
Acesso em: 18/12/2016.
BIG DATA CORP. Perfil do E-commerce brasileiro 2016. Disponível em:
<https://bigdatacorpblog.com/2016/04/01/perfil-do-e-commerce-brasileiro-2016/>
Acesso em: 22/12/16.
BLOG BRASPAG. Os 10 grandes varejistas do mercado de e-commerce nos USA. Disponível em:
<http://www.braspag.com.br/numeros-do-comercio-eletronico-nos-estados-unidos/>
Acesso em: 21/12/16.
BRASIL. Decreto n°7.962. De 15de março de 2013. Regulamentação. Disponível em:
<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/decreto/d7962.htm>
Acesso em: 19/12/2016.
CAMARA BRASILEIRA DE COMÉRCIO ELETRONICO. Sobre Nós. Disponível em: http://camara-e.net/site/conteudo/125-sobre-nos.html?menu_id=8. Acesso em: 14/02/2017.
ECOMMERCE NEWS. E-commerce brasileiro deve crescer 12% em 2017. Disponível em:
Acesso em: 03/02/2017.
FERNANDES, José. Vantagens do comércio eletrônico. Disponível em:
<http://bloomidea.com/blog/tipos-comercio-electronico>
Acesso em: 17/12/2016.
FIGUEIREDO, Iria Luppi. Tipos de comercio eletrônico. Disponível em :
<https://www.oficinadanet.com.br/artigo/1740/tipos_de_comercio_eletronico>
Acesso em: 16/12/2016.
FOLHA DE SÃO PAULO. China domina quase 40% do mercado mundial de e-commerce. Disponível em:
Acesso em: 21/12/2016.
GIACOMINI, Gabriela. Os 10 maiores mercados de e-commerce. Disponível em:
Acesso em: 19/12/2016.
GUIA DE ECOMMERCE. E-commerce brasileiro entre os 10 maiores do mundo. Disponível em:
<http://www.guiadeecommerce.com.br/e-commerce-brasileiro-entre-os-dez-maiores-mundo/>
Acesso em: 20/12/2016.
INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Uma breve definição sobre o comércio online. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/uma-breve-definicao-sobre-o-comercio-online,08cfa5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD
Acesso em: 17/12/2016.
NAKAMURA, André Massami. Histórico do comércio eletrônico. Disponível em:< http://www.fatecsp.br/dti/tcc/tcc0027.pdf>
Acesso em: 17/12/2016.
ROLIM, Gerson. Darwinismo Digital: em nenhuma outra época da história tantos setores se reinventaram em um período tão curto de tempo. Artigo publicado em 28/09/2016. Acesso em: 14/02/2017.
SITE E-COMMERCEBRASIL. Comércio cross border vai dobrar de tamanho até 2017. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/comercio-cross-border-vai-dobrar-de-tamanho-ate-2017/. Acesso em 17/02/2017.
VALLE, Alberto. Plataformas de e-commerce B2B
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v40n2/v40n2a12.pdf> Acesso em: 15/12/2016.
WALMART BRASIL. Casos de sucesso (Walmart Brasil). Disponível em:
<http://www.walmartbrasil.com.br/sobre/walmart-no-brasil/>
Acesso em: 03/02/2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.