COMÉRCIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO: O POLO INDUSTRIAL DE GOIANINHA E A UTILIZAÇÃO DE GÁS NATURAL

Autores

  • Nayara Ricardo Silva IFRN
  • Lenin Cavalcanti Brito Guerra IFRN
  • João Maria Filgueira IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2017.5658

Palavras-chave:

Energia. Comércio Internacional. Desenvolvimento socioeconômico.

Resumo

Atualmente, o comércio internacional e a energia são elementos bastante relevantes para o desenvolvimento econômico, político e social de um país. Esta importância se dá pelo fato de que juntos, a energia e o comércio internacional, são responsáveis pela redução das desigualdades sociais, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para a população. Neste sentido, o objetivo geral deste artigo é analisar como a disponibilidade de energia proveniente do gás natural poderá desencadear o desenvolvimento socioeconômico do município de Goianinha por meio do comércio internacional realizado pelo Polo Industrial de Goianinha. A metodologia adotada foi do tipo qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada fazendo uso de questionário, além de dados secundários obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e análise de campo. Dentre os principais resultados, pode-se destacar como benefícios esperados para população local como emprego, renda e melhorias nos diversos setores da sociedade, o que implica numa melhor qualidade de vida para os cidadãos que lá residem. Conclui-se assim que a instalação de um polo não irá beneficiar apenas os cidadãos de Goianinha, mas também de cidades vizinhas como Canguaretama, Arez e Espírito Santo gerando assim não só apenas desenvolvimento local, mas também desenvolvimento regional levando em consideração que todas essas cidades também fazem parte da região agreste.

Biografia do Autor

Nayara Ricardo Silva, IFRN

Graduanda em Comércio Exterior - IFRN

Lenin Cavalcanti Brito Guerra, IFRN

DIATINF - CNAT - IFRN

João Maria Filgueira, IFRN

DIATINF - CNAT - IFRN

Referências

BARBOSA, Eduardo. Exportações Estaduais e Crescimento Econômico no Brasil - 1996-2005. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.

CANO, Wilson. Introdução à economia: uma abordagem crítica. São Paulo: UNESP, 1998.

COMGAS, Meio ambiente. http://www.comgas.com.br/pt/gasNatural/meioAmbiente/Paginas/meio-ambiente.aspx. Acessado em 28/11/2016 as 14:36.

FAVARIN, Roque Ademir. Contribuições da economia solidária para o desenvolvimento recente na região do Contestado. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional -Universidade Regional de Blumenau -FURB, 2009.

FRANÇA, Maíra Melo de. Impacto da exportação no desenvolvimento econômico e social: uma análise nos municípios do Rio Grande do Norte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2012.

GUILHOTO, Joaquim José Martins. Análise de Insumo-Produto: Teoria e Fundamentos. 2011. Disponível em: https://mpra.ub.uni-muenchen.de/32566/. Acessado em 27 de abril de 2016.

HIRSCHMAN, AO. Desenvolvimento por efeitos em cadeia: uma abordagem generalizada. In SORJ, B., CARDOSO, FH., and FONT, M., orgs. Economia e movimentos sociais na América Latina [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2008 pp. 21-64.Dispomível em <http://books.scielo.org>. Acessado em 27 de abril de 2016.

LIMA, Geraldine Aparecida Neves, LIMA, Juvêncio Braga de. Consórcios de exportação: um processo de aprendizagem organizacional em PME´s. Organização & Sociedade - v.12 - n.34 - Julho/Setembro – 2005.

MOREIRA, José Roberto; GOLDENBERG, José. Política Energética no Brasil. Estud. av. vol.19 no.55 São Paulo Sept./Dec. 2005.

MOTA, Maria Kaliane Freitas, BARBOSA, Renato Samuel, FILGUEIRA, João Maria. Desenvolvimento regional baseado na educação: uma análise insumo-produto no estado do Rio Grande do Norte – Brasil. Rev. Bras. De Gest. e Desenv. Regional • v. 11, n. 1, p. 206-223, jan-abr/2015, Taubaté, SP, Brasil.

http://portalinformacaoenoticia.blogspot.com.br/2016/06/goianinha-rn-recebera-tres-novas.html. Acessado em 20/10/2016 as 14:05.

RODRIGUES, Willian Costa. Metodologia cientifica. Material de aula, 2007. Disponível em: http://pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks.com/w/file/fetch/64878127/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf. Acessado em 28/04/2016.

TOLMASQUIM, Maurício Tiomno. Perspectivas e planejamento do setor energético no Brasil. Estud. av., vol.26 no.74 São Paulo Sept./Dec. 2012.

Downloads

Publicado

14-11-2017

Edição

Seção

Artigos