COMÉRCIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO: O POLO INDUSTRIAL DE GOIANINHA E A UTILIZAÇÃO DE GÁS NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/empiricabr.2017.5658Palavras-chave:
Energia. Comércio Internacional. Desenvolvimento socioeconômico.Resumo
Atualmente, o comércio internacional e a energia são elementos bastante relevantes para o desenvolvimento econômico, político e social de um país. Esta importância se dá pelo fato de que juntos, a energia e o comércio internacional, são responsáveis pela redução das desigualdades sociais, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para a população. Neste sentido, o objetivo geral deste artigo é analisar como a disponibilidade de energia proveniente do gás natural poderá desencadear o desenvolvimento socioeconômico do município de Goianinha por meio do comércio internacional realizado pelo Polo Industrial de Goianinha. A metodologia adotada foi do tipo qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, utilizando-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada fazendo uso de questionário, além de dados secundários obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e análise de campo. Dentre os principais resultados, pode-se destacar como benefícios esperados para população local como emprego, renda e melhorias nos diversos setores da sociedade, o que implica numa melhor qualidade de vida para os cidadãos que lá residem. Conclui-se assim que a instalação de um polo não irá beneficiar apenas os cidadãos de Goianinha, mas também de cidades vizinhas como Canguaretama, Arez e Espírito Santo gerando assim não só apenas desenvolvimento local, mas também desenvolvimento regional levando em consideração que todas essas cidades também fazem parte da região agreste.Referências
BARBOSA, Eduardo. Exportações Estaduais e Crescimento Econômico no Brasil - 1996-2005. Dissertação (Mestrado em Economia do Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.
CANO, Wilson. Introdução à economia: uma abordagem crítica. São Paulo: UNESP, 1998.
COMGAS, Meio ambiente. http://www.comgas.com.br/pt/gasNatural/meioAmbiente/Paginas/meio-ambiente.aspx. Acessado em 28/11/2016 as 14:36.
FAVARIN, Roque Ademir. Contribuições da economia solidária para o desenvolvimento recente na região do Contestado. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional -Universidade Regional de Blumenau -FURB, 2009.
FRANÇA, Maíra Melo de. Impacto da exportação no desenvolvimento econômico e social: uma análise nos municípios do Rio Grande do Norte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2012.
GUILHOTO, Joaquim José Martins. Análise de Insumo-Produto: Teoria e Fundamentos. 2011. Disponível em: https://mpra.ub.uni-muenchen.de/32566/. Acessado em 27 de abril de 2016.
HIRSCHMAN, AO. Desenvolvimento por efeitos em cadeia: uma abordagem generalizada. In SORJ, B., CARDOSO, FH., and FONT, M., orgs. Economia e movimentos sociais na América Latina [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2008 pp. 21-64.Dispomível em <http://books.scielo.org>. Acessado em 27 de abril de 2016.
LIMA, Geraldine Aparecida Neves, LIMA, Juvêncio Braga de. Consórcios de exportação: um processo de aprendizagem organizacional em PME´s. Organização & Sociedade - v.12 - n.34 - Julho/Setembro – 2005.
MOREIRA, José Roberto; GOLDENBERG, José. Política Energética no Brasil. Estud. av. vol.19 no.55 São Paulo Sept./Dec. 2005.
MOTA, Maria Kaliane Freitas, BARBOSA, Renato Samuel, FILGUEIRA, João Maria. Desenvolvimento regional baseado na educação: uma análise insumo-produto no estado do Rio Grande do Norte – Brasil. Rev. Bras. De Gest. e Desenv. Regional • v. 11, n. 1, p. 206-223, jan-abr/2015, Taubaté, SP, Brasil.
http://portalinformacaoenoticia.blogspot.com.br/2016/06/goianinha-rn-recebera-tres-novas.html. Acessado em 20/10/2016 as 14:05.
RODRIGUES, Willian Costa. Metodologia cientifica. Material de aula, 2007. Disponível em: http://pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks.com/w/file/fetch/64878127/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf. Acessado em 28/04/2016.
TOLMASQUIM, Maurício Tiomno. Perspectivas e planejamento do setor energético no Brasil. Estud. av., vol.26 no.74 São Paulo Sept./Dec. 2012.