POTENCIAL EXPORTADOR: UM ESTUDO DA LINHA PRODUTIVA DO ÁGAR-ÁGAR COM ÊNFASE NAS CADEIAS COMPLEMENTARES.

Autores

  • Andressa de Souza Palhano Camilo
  • Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa

DOI:

https://doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3844

Palavras-chave:

Algas Marinhas, Beneficiamento e Distribuição.

Resumo

A presente pesquisa possui por objetivo analisar como a cadeia de valor do Ágar-ágar gera competividade internacional, por meio do mapeamento da cadeia de valor do processo produtivo do ágar-ágar, das relações de sinergias entre os atores da cadeia produtiva dos hidrocolóides, compreendendo sobre os elementos competitivos de produção no processo de beneficiamento, além de analisar as estratégias de distribuição frente o cenário internacional. Em consonância as teorias, ressaltam-se no estudo a cadeia de suprimento e a cadeia de valor, o processo produtivo, acrescenta-se ainda os APL’s com benefício às empresas que o compõem e as alianças estratégicas na cadeia de produção abrangendo fornecedores e clientes em seu meio. No desenvolvimento teórico, ainda há o sistema de produção atendendo os objetivos das atividades; e as vantagens competitivas. O Paradigma Eclético de Dunning compila as teorias que observam aspectos como localização, competição monopolista, internacionalização e custos de transação para desenvolver o paradigma de Ownnership Localization Internalization e por fim, a Escola de Uppsala. Para tanto, na pesquisa foi desenvolvida uma investigação estratégica de estudo de caso único sobre a cadeia produtiva, desde a extração, por meio de arranjos produtivos locais, pelo beneficiamento de ágar-ágar e carragena. Por fim, concluiu que a cadeia de valor do ágar-ágar pode gerar competitividade internacional, por meio da associação a cadeias complementares, aplicando-se seu processo produtivo aos canais de adução, canais de drenagem e bacia de decantação presentes no layout estrutural da produção de camarão, tornando possível o crescimento em volume das algas e atendimento a toda demanda.

Referências

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 616 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação ao planejamento e controle de produção. São Paulo: Mcgraw-hill, 1990.

DUNNING, J. H. Toward an eclectic theory of international production: some empirical tests. Journal of International Business Studies, n. 11, spring- summer, p. 9-31, 1980.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JOHANSON, J. and VAHLNE, J. E. The Internationalization Process of the Firm – A Model of Knowledge Development and Increasing Foreign Market Commitments. Journal of International Business Studies. Vol. 8, n.1, 1977, pp 23-32.

KOVACS, E. P., MORAES, Walter A. F., OLIVEIRA, Brigitte R. Redefinindo conceitos: um ensaio teórico sobre os conceitos chave das teorias de internacionalização. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 17-29, 2007.

MARSHALL, A. Princípios de economia: tratado introdutório. São Paulo: Abril Cultural, 1982. v. 1-2.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: Um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000. 299 p.

NEUMANN, Clóvis. Gestão de sistema de produção e operações: Produtividade, Lucratividade e Competitividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 248 p.

PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989. 897 p.

PORTER, M.E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 1989. 512 p.

SOUZA JUNIOR, Jair Fábio de; CARIO, Silvio Antônio Ferraz; FERNANDES, Ricardo Lopes. Avaliação da participação das micro e pequenas empresas (MPEs) do segmento de confecções de Santa Catarina no mercado externo: caracterização, vantagens e dificuldades de inserção. A Economia em Revista, Campinas, v. 19, n. 2, p.81-99, dez. 2011.

TEIXEIRA, V. L.. Marine Natural Products from Seaweeds. Revista Virtual de Química, [s.l.], v. 5, n. 3, p.343-362, 2013. GN1 Genesis Network. DOI: 10.5935/1984-6835.20130033.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

08-01-2016

Edição

Seção

Artigos